Número de transações no e-commerce cresceu 105% nas Américas, aponta Cashback World
Dados da Cashback World, uma das maiores comunidades de compras do mundo, revelam que o volume de transações no e-commerce na plataforma cresceu 105%, nas Américas — considerando Estados Unidos, México, Colômbia e Canadá, no comparativo do segundo trimestre de 2020 com o primeiro.
Segundo a empresa, os resultados podem ser explicados pelas consequências da pandemia do coronavírus. A economia apresentou queda no começo do trimestre, mas teve uma level leve recuperação no final, por conta do aumento do consumo.
A Cashback World fez um recorte sobre as Américas e outro sobre o Brasil para estudar as mudanças, diferenças e semelhanças no comportamento de compras do consumidor. O recorte Américas engloba os Estados Unidos, Canadá, México e Colômbia e mostra algumas similaridades com o do Brasil.
As categorias que lideram as transações são Vitaminas & Suplementos (531%), Equipamentos Médicos (400%), Computadores & Softwares (200%), Equipamentos de Jardim (138%), Passatempo & Lazer (100%), DIY (Faça você mesmo) (100%) e Livros & Músicas (78%). Enquanto a maior retração apareceu nas categorias: Roupas & Brinquedos Infantis (-87%), Viagens (-61%), Eletrônicos (-56%) e Entretenimento (-50%).
"O primeiro trimestre, quase todo sem pandemia no Brasil, registrou um número bastante alto de volume de transações online na nossa plataforma. Já no segundo trimestre, houve uma mudança no comportamento do consumidor, trazendo uma leve desaceleração. O mês de abril foi o pior do semestre para o comércio dentro e fora da plataforma, cenário que começou a mudar em meados de junho", comenta Roberto Freire, CEO Américas da myWorld — operadora da Cashback World.
Essas mudanças no comportamento nas Américas devem-se ao fato também dos diferentes estágios da pandemia, o nível de isolamento e as políticas de cada país em relação às restrições do comércio, reabertura dos setores e controle dos casos, segundo a Cashback World.