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E-mail marketing para e-commerce: 8 dicas de como escrever linha de assunto

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Despertar a curiosidade do destinatário e conseguir aquele clique na abertura do e-mail depende de alguns fatores fundamentais. O primeiro deles é a linha de assunto. É como se fosse um cartão de visitas: se não for atraente e personalizado o suficiente, pode perder aquele público na hora.

35% dos destinatários abrem o e-mail levando em conta somente o assunto, enquanto 69% marcam um e-mail como spam dependendo do assunto, de acordo com Convince&Convert.

Destacamos 8 dicas sobre como escrever a linha de assunto no e-mail marketing para seu e-commerce:

Aposte em assuntos curtos

Aposte em assuntos curtos, mas diferentes e atrativos. É sempre bom lembrar: o limite para que a frase consiga ser lida no desktop é de 70 caracteres, e no celular, 35 caracteres. Se você quer que o usuário consiga ler a frase completa, utilize o meio termo.

Utilize frase de pré-cabeçalho

O pré-cabeçalho, aquele primeiro trecho de texto no seu e-mail, é um espaço fundamental para conquistar a atenção do destinatário. Junto ao título, esse é um contato inicial – e, como você já sabe, a primeira impressão é a que fica.

Os provedores de e-mail carregam as primeiras palavras da mensagem logo abaixo do assunto, portanto, crie uma frase curta e chamativa para iniciar a interação com a campanha. Ela será um complemento do seu assunto, e irá lhe ajudar a convencer o cliente.

Personalize o texto

É comprovado que e-mails personalizados influenciam cliques e conversões. O assunto do e-mail é uma excelente oportunidade para ser mais informal com o seu cliente. Por isso, experimente chamar as pessoas pelo nome já no título da campanha.

Lembre-se que, do outro lado, existe uma pessoa que precisa se identificar com sua marca.

Utilize verbos

Como o e-mail marketing é voltado para ação, precisamos utilizar verbos na linha de assunto como forma de estimular a ação desejada. Verbos imperativos — como aproveite, curta, ganhe, descubra, desfrute, aprenda, veja, confira e corra — costumam funcionar muito bem.

Cuidado com o caps lock

Poucas coisas irritam mais um leitor do que um assunto escrito todo em letras maiúsculas. Lembre-se que as letras maiúsculas transmitem agressividade e arrogância e isso normalmente não é nada bom. Só destaque o que for imprescindível em caixa alta e evite excesso de pontuação.

Mostre urgência

e-mail marketing é um canal que possibilita respostas em tempo real. Por isso, sempre que houver algum tipo de escassez em suas ofertas, utilize termos como “só hoje”, “agora”, “últimas peças” ou “ainda dá tempo”. Estas palavras têm o poder de fazer as pessoas tomarem ações mais rapidamente, de acordo com o nível de engajamento delas com sua empresa.

Não faça falsas promessas

O conteúdo dos assuntos de e-mail marketing precisa corresponder exatamente ao que está naquela campanha. Do contrário, o seu público vai se sentir enganado e prontamente irá se descadastrar daquela lista. Crie e mantenha uma relação de honestidade com o seu destinatário ao ser objetivo na sua redação.

Uso de emojis

Existe uma forma de tornar a linha de assunto mais divertida. Você certamente já conhece: são os famosos emojis. O uso destes símbolos na linha de assunto, quando feito com moderação, costuma trazer aumento de 10% a 15% na taxa de abertura.

E por fim, faça testes A/B para aprender e evoluir. Lembre-se que cada público é único e é seu trabalho analisar e descobrir as preferências do seu. O teste A/B é a ferramenta ideal para trazer a maior parte das respostas para suas dúvidas quanto ao estilo da linha de assunto.

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