Logo E-Commerce Brasil

E-commerce tem alta de 3,5% em fraudes em 2024

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

O e-commerce no Brasil vivenciou um crescimento de 3,5% na incidência de fraudes em 2024. De acordo com pesquisa da Equifax BoaVista, o segmentou lidou também com aumento de 18,1% no ticket médio das fraudes, chegando a R$ 343,90. No cenário regional, a maioria (27,5) das ocorrências se espalham por Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Especialista em desenvolver soluções que ajudam e-commerces e meios de pagamento a combater fraudes em todas as etapas do processo de compras online, a Equifax BoaVista informa que seus produtos antifraudes evitaram um prejuízo de aproximadamente R$ 84,5 bilhões no comércio eletrônico. Um dado revelado pela pesquisa diz respeito aos dias da semana com maior incidência de tentativas de fraudes: 15,1% ocorreram às sextas-feiras, que é o dia com maior número de vendas, quando ocorrem 15,9% das 35 milhões de transações on-line. Já o horário de pico dos golpes foi às 14h, enquanto o menor registro foi observado às 4h da madrugada. Durante o final de semana, especialmente aos domingos, são menores os números de vendas e tentativas de fraudes, correspondendo a 11,3%. Apesar disso, “os dados nos mostram os padrões de comportamento mais frequentes dos fraudadores, que costumam agir durante horários de alta movimentação no e-commerce para se camuflarem entre transações legítimas, dificultando a detecção. Isso reforça a importância de empresas com e-commerce investirem em tecnologia de monitoramento e prevenção, acompanhando o avanço das inovações dos próprios fraudadores”, destaca Rogério Signorini, Vice-Presidente de Produtos e Pré-Vendas da Equifax BoaVista
(Imagem: Envato)

Em contrapartida, Acre, Amapá e Roraima são os estados com menor índice de fraudes, representando apenas 0,2% dos casos.

Frequência

Um dado revelado pela pesquisa diz respeito aos dias da semana com maior incidência de tentativas de fraudes: 15,1% ocorreram às sextas-feiras, que é o dia com maior número de vendas, quando ocorrem 15,9% das 35 milhões de transações on-line.

Já o horário de pico dos golpes foi às 14h, enquanto o menor registro foi observado às 4h da madrugada. Durante o final de semana, especialmente aos domingos, são menores os números de vendas e tentativas de fraudes, correspondendo a 11,3%.