A compra de produtos esportivos têm ganhado uma nova faceta nos últimos anos. Com a mudança da jornada, por influência principal da geração Z, um estudo da Brain Inteligência Estratégica indica que 35% dos brasileiros consomem itens deste segmento por meio do e-commerce.
Seja em e-commerces próprios das marcas ou em marketplaces, a utilização do modelo digital é cada vez mais maior. O levantamento mostra ainda o índice para lojas físicas (32%) e shoppings centers (30%) abaixo da compra remota.
Um dos pontos para a opção, além do crescimento do e-commerce nos últimos anos, também esta na flexibilidade do pagamento. Com mais adesões a cada ano, a praticidade e segurança trazida no ambiente online contribui para o destaque da modalidade.
A Brain mostra ainda que a frequência de compra dos entrevistados de ao menos um item esportivo mensalmente chega a 25%. Entre os segmentos, o gasto médio identificado foi de R$ 151 para vestuário, calçados e similares.
Ainda no duelo geracional, a geração Z é a que mais compra no e-commerce (45%). Por outro lado, a média mensal de gastos da geração X (R$ 203) é a maior da análise. Já quando o assunto é investir em infraestrutura para atividade física, baby boomers (nascidos entre 1945 e 1964) possuem custo de R$ 170 mensais.
Por fim, na seara regional, o Sul gasta R$ 185 por mês e tem a maior média. Já nos produtos como mensalidades, treinadores e instações (infraestrutura de esporte), o Sudeste alcança R$ 193 mensais.
A natação é o esporte com maior gasto (R$ 364), de acordo com a pesquisa da Brain.