Logo E-Commerce Brasil

E-commerce facilita a manutenção para carros antigos

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Para muitas pessoas os carros são verdadeiras paixões. Para outras, a paixão vai ainda mais longe e mesmo que o automóvel esteja fora de linha vender nem pensar. Basta lembrar os clubes de proprietários de carros que não são mais fabricados, caso do Sampa Kombi Clube, Confraria Apaixonados por Fusca, Clube do Opala, entre outros.

Boa parte destes automóveis continua circulando nas ruas e seus proprietários não querem nem pensar em trocá-los por modelos mais novos. Mas, quando eles quebram o problema pode ser o de encontrar peças para o conserto. O Código de Defesa do Consumidor afirma que “os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto”. Mas, informa também que “cessadas a produção ou importação, a oferta deverá ser mantida por período razoável de tempo, na forma da lei”.

Se a regra vale para a indústria automobilística, é vaga o suficiente e não garante ao proprietário encontrar os componentes quando precisar. Por esta razão, os sites de comércio eletrônico são uma alternativa para facilitar a aquisição de peças de carros antigos e fora de linha. Este é o caso da ArsenalCar, que reúne em seu centro logístico, localizado na Grande São Paulo, mais de mil itens para carros de marcas e modelos, a partir da década de 70, entre os quais Opala, Chevette, Vectra, Fusca, Kadette, Kombi, Corcel, Escort, entre outros. No site, o consumidor encontra diversas peças e acessórios para seus automóveis, como é caso dos tapetes – cerca de 800 pedidos por mês. Outros destaques são as 640 maçanetas vendidas todos os meses, 250 para-choques e cerca de 100 carburadores. É possível encontrar ainda itens como radiador, farol, lanterna, bobina de ignição, miolo de chave entre outros.

Além disso, a ArsenalCar acaba de lançar um serviço inédito no mercado, o SOS Peças- um serviço gratuito de busca de autopeças para veículos de quaisquer marcas, modelos ou ano. Por meio do número 0800-2773625 o consumidor pode ligar e informar na central de atendimento o item para seu veículo está procurando. O atendimento é feito em todo o país e também tem por objetivo ajudar ao consumidor a reparar seu carro.

Vendas
De acordo com a ArsenalCar, a comercialização de peças e acessórios para carros antigos e fora de linha representa 19% do faturamento mensal da empresa. Em seu centro logístico, localizado em Arujá, que reúne 10 mil itens, 26% são para este tipo de veículos. Nos últimos anos, as vendas registraram crescimento de 6% no estoque da companhia para esses veículos. A empresa tem planos de aumentar o portfólio de produtos para estes modelos em até 30% até o final deste ano.