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E-commerce deve movimentar menos que o previsto

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A e-bit divulgou na semana passada em um evento promovido pela Fecomercio na cidade de São Paulo novas estimativas para o e-commerce brasileiro. Segundo a consultoria, o comércio eletrônico deve movimentar 18,7 bilhões de reais no Brasil em 2011, ante 20 bilhões de reais previstos anteriormente. As informações são da Agência Brasil.

A empresa também disse que o Brasil está em quinto lugar na classificação mundial em relação ao número de internautas, com aproximadamente 80 milhões. Do total, 27 milhões já realizaram ao menos uma compra, número que deve aumentar para 32 milhões até o término do ano. Além disso, na primeira metade de 2011 cerca de 4 milhões de consumidores realizou sua primeira compra online, sendo que 61% pertencem à classe C.

Para Pedro Guasti, que atua como presidente do Conselho de Tecnologia da Informação e E-Commerce da Fecomercio, com a aproximação do Natal consumidores e empresas devem se preparar para o que ele chama de “apagão logístico”, se referindo a falta de capacidade dos varejistas em entregar as mercadorias nos prazos acordados, resultado da grande demanda típica deste período do ano.

“É importante no começo de dezembro o consumidor já efetuar a maioria de suas compras. Se ele mora em um grande centro urbano, na maioria das capitais, ele pode até comprar com uma semana de antecedência, mas fora dos centros urbanos não” explica.

O estudo da e-bit também aponta queda no índice de satisfação do e-consumidor no período que antecede o Natal. Em 2010, a média do ano foi de 90%, mas acabou declinando para 84% no mês de dezembro.

O diretor de e-commerce do Walmart Brasil, Flávio Dias, atribui a queda do índice neste período a falta de planejamento das empresas que menosprezam investimentos para aumentar sua capacidade de manuseio, armazenamento e eficácia no transporte das mercadorias.

“Sem capacidade de armazenagem o centro de distribuição fica abarrotado de mercadorias, o que torna o trabalho menos produtivo. Isso deve ter acontecido em alguns casos no ano passado”.

Em 2010, o setor de e-commerce movimentou 2,2 bilhões entre 15 de novembro e 24 de dezembro, crescimento de 40% em relação ao R$ 1,6 bilhão registrado no mesmo período de 2009, segundo dados da e-bit.