Logo E-Commerce Brasil

E-commerce de farmácia brasileiro possui segundo maior tráfego do mundo

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Um e-commerce de farmácia brasileiro é destaque mundial. Com 26 milhões de visualizações nos últimos três meses, a Raia Drogasil registrou o segundo maior tráfego do mundo entre plataformas do gênero — ficou atrás apenas da gigante CVS.

Os dados são da SimilarWeb, ferramenta analítica que mensura o tráfego gerado pelas páginas da internet, e estão baseados na média mensal de visitações entre julho e setembro de 2022.

Os resultados da rede consideram o tráfego gerado pelas páginas da Droga Raia e da Drogasil, respectivamente, com 17,6 milhões e 8,4 milhões de acessos. A Consulta Remédios, com 11,5 milhões de views, aparece no 10º lugar.

Ainda assim, ambas estão bem distantes da CVS, que contabilizou média de 83 milhões. As demais empresas brasileiras no ranking são:

    O Brasil empata com Rússia no número de empresas presentes na lista, com quantidade superior à de mercados como Estados Unidos e Índia. Grandes players do varejo, entre os quais a Walgreens, sequer figuram no top 30.

    E-commerces de farmácia com maior tráfego

    E-commerce de farmácia emergiu na pandemia

    Para especialistas, o advento forçoso das farmácias online no Brasil em virtude da pandemia vem colaborando para a representatividade expressiva do país no tráfego. “Mas as empresas bem ranqueadas estão desenvolvendo um trabalho completo de marketing digital. Constatamos um investimento significativo em mídia paga, incluindo links patrocinados, display e social, e na otimização da busca orgânica no Google”, avalia Jacqueline Glat, gerente de relacionamento com o cliente da Similarweb no Brasil.

    Segundo ela, as plataformas que apresentam melhor performance também apostam em aplicativos próprios. “Registramos ainda o crescimento de acessos diretos, o que acontece por meio de um trabalho contínuo e de um investimento relevante em termos de alcance de marca, especialmente em mídias não digitais. Além disso, as redes vêm emprestando uma atenção especial à experiência do usuário, resultando em maior lealdade”.

    Recentemente, a Farmadelivery também conquistou um reconhecimento no “Relatório de Mercado Farmácia 2022“, da ESHOPPER. Entre as análises do e-commerce de farmácia estavam: Qualidade de navegação, Política de compra, Carrinho e Check out. Neste caso, a nota média na categoria navegação foi de 6,97 — a Farmadelivery, por sua vez, liderou com a nota de 7,97.

    Digitalização na Raia Drogasil ganhou força em 2018

    Mas em 2018, a digitalização já fazia parte do planejamento estratégico da Raia Drogasil. Antes da pandemia, apenas 1% da receita era originária das vendas online. O percentual saltou para 10%.

    Sustentada pelas operações digitais, a rede vem assegurando a entrega de 89% das encomendas em menos de quatro horas. Isso só é possível porque grande parte dos produtos parte de uma unidade da rede próxima da casa do cliente.

    As 30 redes de farmácias com maior tráfego na web

    Os resultados são baseados em milhões de visualizações.

    Fonte: Panorama Farmacêutico