Logo E-Commerce Brasil

E-commerce representa quase metade das compras de supermercado no Brasil, segundo Neogrid

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A jornada de compra em supermercados ganhou novos atributos ao longo dos anos e, no Brasil, o e-commerce encontrou morada nesse tipo de consumo. Isto porque, de acordo com levantamento da Neogrid, em parceria com o Opinion Box, 47% dos entrevistados obtém bens de consumo por meio do canal digital. O restante adere do modelo tradicional (lojas físicas).

Supermercado - E-commerce e loja física - estudo Neogrid e Opinion Box
(Imagem: Freepik)

Segundo o estudo, a preferência pela compra online neste segmento se baseia em dois motivos principais: preço e conveniência. Segundo Robson Munhos, diretor de Costumer Success da Neogrid, o trampolim do modelo digital o período de reclusão em 2019.

“A pandemia foi o ponto de virada para as pessoas começarem a fazer compras de supermercado no varejo online, que hoje ocupam quase a mesma proporção das lojas físicas tradicionais. Isso significa que os supermercados que não se adaptarem à nova realidade do consumidor e ter o produto disponível, evitando ruptura, vão acabar perdendo a preferência do público”, explica.

A pesquisa aponta que produtos de bens de consumo ocupam uma posição semelhante aos eletrônicos entre os mais adquiridos no e-commerce. À frente, fica somente o segmento de roupas e acessórios.

Mais dados

A Neogrid mostra que a compra de supermercados acontece por meio do e-commerce com frequência diária (5%), semanal (18%) e mensal (41%).

Além disso, 72% dos consumidores declaram a intenção de aumentar a frequência desse tipo de compra no ambiente online em 2024, enquanto 27% planejam manter o mesmo ritmo do ano passado.