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Com crescimento de 75%, e-commerce brasileiro representou 11% das vendas do varejo em 2020

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

À medida que a Covid-19 manteve os consumidores em casa, quase tudo passou a ser comprado online. De acordo com o último relatório Recovery Insights da Mastercard, essa digitalização acelerada movimentou globalmente mais de US$ 900 bilhões no último ano. No Brasil, segundo o índice SpedingPulse, o e-commerce teve uma expansão de 75% em 2020, o que chegou a representar 11% das vendas do varejo.

A participação do comércio eletrônico nas vendas do varejo brasileiro antes da crise era de 6%, passando para 11% no auge. O nível atual é de 7% e o relatório aponta que uma mudança de aproximadamente 1,3% seja permanente.

Com um crescimento de 10% na média de lojas visitadas pelos brasileiros em 2020, a digitalização dos negócios e as vendas online foram a salvação para diversos varejistas, restaurantes e outras empresas de grande e pequeno porte. Graças ao comércio virtual, elas conseguiram atravessar o período de distanciamento social e mantiveram suas operações.

Segundo o relatório Recovery Insights: Commerce E-volution, a previsão é que cerca de 20% a 30% da mudança global para o digital impulsionada pela Covid-19 seja permanente. O relatório se baseia na atividade anônima e agregada de vendas na rede Mastercard e em análises proprietárias do Mastercard Economics Institute — a análise investiga quais são os impactos dessa movimentação por país, setor e para bens e serviços.

“Enquanto os consumidores tiveram a necessidade de ficar em casa, seu dinheiro pôde continuar movimentando a economia local e global, graças ao e-commerce”, afirma Estanislau Bassols, gerente Geral da Mastercard Brasil.

Próximas tendências do e-commerce

Embora a transformação digital não tenha sido universal e consistente devido a diferenças geográficas, econômicas e de cada comunidade, o relatório revelou diversas tendências globais:

• Os primeiros a adotarem o comércio eletrônico estão com vantagem: economias que eram mais digitais antes da crise, como as do Reino Unido e dos EUA, tiveram ganhos maiores na mudança doméstica para o digital, e parecem mais permanentes do que nos países que possuíam uma menor participação de e-commerce antes do período, como Argentina e México. Ásia-Pacífico, América do Norte e Europa foram as regiões mais fortes no incentivo à adoção do comércio eletrônico.

• Ganhos digitais em supermercados e lojas com descontos parecem ser permanentes: os setores de varejo essencial, que tinham a menor participação digital antes da crise, registraram alguns dos maiores ganhos à medida que os consumidores se adaptaram. Com a formação de novos hábitos de consumo e dada a baixa base de usuários pré-Covid, o relatório prevê entre 70% a 80% do aumento do comércio eletrônico no setor de alimentos será permanente.

• O comércio eletrônico internacional cresceu entre 25% e 30% durante a pandemia: o comércio eletrônico internacional aumentou, tanto no volume de vendas quanto no número de diferentes países onde os clientes fizeram pedidos. Com infinitamente mais opções ao seu alcance, os gastos dos consumidores no e-commerce internacional cresceram cerca de 25% a 30% no comparativo ano a ano de março de 2020 a fevereiro de 2021.

• Os consumidores passaram a consumir até 30% mais de varejistas online: refletindo os novos hábitos de consumo, a pesquisa mostra que os consumidores em todo o mundo estão fazendo compras em um número maior de sites e mercados online do que antes. Residentes em países como Itália e Arábia Saudita estão comprando em média 33% mais em lojas online, seguidos de perto pela Rússia e Reino Unido.

Confira o estudo completo do Recovery Insights: a E-volução na página da Mastercard.

Metodologia

O relatório baseia-se na atividade de vendas anônima e agregada na rede Mastercard e em análises proprietárias do Mastercard Economics Institute.

O Mastercard Economics Institute baseou-se na atividade da rede Mastercard e modelou o comércio eletrônico de varejo global em todos os tipos de pagamentos para determinar os gastos adicionais de comércio eletrônico no varejo com base no desvio da tendência.

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