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E-commerce brasileiro mantém taxa de crescimento, afirma Ebit|Nielsen

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O total de compras via e-commerce cresceu 3,3%, mantendo a tendência de crescimento em comparação com as semanas de 14/04 a 20/04 vs 06/04 a 13/04 no Brasil, segundo a atualização do estudo Impactos da Covid-19 no Comportamento do E-commerce Brasileiro, divulgado na quinta-feira (23) pela Ebit|Nielsen.

Segundo o levantamento, a quantidade de pedidos está estável e esse crescimento é impulsionado pelo aumento do ticket médio (R$ 394 para R$ 410). Telefonia & Celular, Moda & Acessórios e Eletrônicos são os destaques de crescimento da semana, principalmente em função do aumento de pedidos.

As categorias de produtos de giro rápido (FMCG) apresentam a primeira semana de retração (-26,9%), em função da redução da quantidade de pedidos de 25,4%. Além disso, o grupo de categorias de Páscoa também foi um impulsionador nas últimas semanas, período finalizado no dia 12/04.

Ainda segundo os dados, o prazo prometido de entrega em dias reduziu de 18 dias para 16 dias para as categorias de FMCG, mas segue acima do patamar antes da quarentena, que era de 10 dias.

Insights da Ebit|Nielsen

O levantamento ressalta que, apesar de observarmos crescimento das compras online no período de Covid-19, ainda não é possível determinar um padrão de comportamento do consumidor brasileiro no e-commerce, pois a cada semana, há novas movimentações.

Este cenário dinâmico deve continuar nas próximas semanas, inclusive, pelas decisões anunciadas em relação à reabertura gradual do comércio físico em diversas regiões do país e pelas vendas pré-Dia das Mães, que começam a aquecer a partir do próximo sábado (25) até o dia 9 de maio, período mais quente nas vendas desta data.

No ano passado, esse período movimentou mais de 2,2 bilhões nas vendas online, sendo Moda & Acessórios e Perfumaria & Cosméticos as categorias mais vendidas em volume de pedidos.

Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil