O comércio eletrônico brasileiro registrou alta de 7% no valor bruto de mercadorias (GMV) no primeiro semestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024, enquanto o número total de pedidos avançou 5%. Os dados fazem parte de um levantamento da Admitad, em parceria com o marketplace internacional de flores e presentes Flowwow.

A análise considerou mais de 2 milhões de pedidos online realizados por publishers da Admitad entre janeiro e junho, abrangendo centenas de marcas nacionais e filiais locais de empresas internacionais.
O ticket médio das compras subiu de US$ 21 (R$ 115) para US$ 22 (R$ 120), impulsionado pela maior adesão a promoções e programas de fidelidade. Quase um terço das compras envolveu cupons e cashback, e 25% das transações foram feitas por dispositivos móveis, acima dos 22% registrados em 2024.
Categorias em destaque
As categorias com maior participação foram: moda (28%), eletrônicos (22%) e casa e jardim (14%). Os setores que mais cresceram foram passagens de ônibus (+34%), delivery de comida (+25%) e serviços de TI e softwares (+22%).
De acordo com Anna Gidirim, CEO da Admitad, a expectativa é de aceleração no segundo semestre, com turismo, delivery e moda mantendo forte desempenho. A empresa projeta crescimento de até 10% no GMV e entre 7% e 8% no número de pedidos.
Mais de 65% das compras online no Brasil foram feitas em marketplaces, que seguem como o principal canal para conveniência e confiança do consumidor. “Esses fatores têm favorecido marketplaces ágeis e plataformas que conectam negócios locais a experiências mais afetivas de compra”, afirma Milhail Liu-i-Tian, CEO da Flowwow no Brasil.
Nichos em ascensão
A Flowwow quadruplicou o GMV no Brasil no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024. Datas comemorativas foram determinantes: os pedidos cresceram 3 vezes no Dia Internacional da Mulher, 526% no Dia das Mães e 438% no Dia dos Namorados.
Segundo Liu-i-Tian, a busca por impacto emocional está impulsionando o setor de presentes e flores online. Além disso, a taxa de cancelamentos caiu de forma significativa, reforçando a confiança do consumidor em compras digitais de itens perecíveis e personalizados.