Parceria entre o E-Commerce Brasil e a Nuvemshop traz expectativas e insights sobre a preparação dos empreendedores para uma das maiores datas do varejo digital: o Dia das Mães. Em 2023, as pequenas e médias empresas faturaram R$ 189,5 milhões na data, um número 33% superior ao ano passado, afirma a Nuvemshop.
Com expectativas para movimentar R$ 7,03 bilhões, de acordo com a ABComm, essa é uma oportunidade que não pode passar despercebida pelas empresas. Como primeiro ponto essencial, o planejamento precisa ser estruturado da maneira adequada.
Dentre os entrevistados, 34% planejam as campanhas com 1 mês de antecedência; 30% começaram semanas antes; 18% iniciaram com 2 meses de antecedência e, somente 17% começaram os preparativos para a data 3 meses antes.
Os segmentos de atuação das principais respondentes são: moda e vestuário (20%), casa e jardim (16%), saúde e beleza (15%) e acessórios (9%).
Aprendizados para aplicar ainda em 2024
Para além de conquistar os clientes durante a data comemorativa, é necessário que as empresas explorem, cada vez mais, estratégias de retenção pós as compras no e-commerce. É ideal que as organizações sejam capazes de atrair o cliente e fidelizar aquele usuário.
Algumas das estratégias mencionadas pelas instituições foram investimento em atendimento personalizado (41%), envio de novidades e conteúdos através de e-mail marketing (34%), cupons para próximas compras (23%), grupo de whatsapp ou telegram (16%) e, por fim, cashback (15%).
Em contrapartida, 32% das empresas participantes afirmaram que não pretendem utilizar nenhuma estratégia de retenção de clientes.
Ainda de olho nos investimentos, o levantamento mapeou se as organizações planejam algo diferente, em termos de divulgação, para a data. Com maior porcentagem de respostas (60%), os anúncios pagos nas redes sociais são o destaque; logo atrás aparecem os anúncios no Google (55%).
Indo na direção contrária, uma média de 26% dos entrevistados disse que não farão investimentos em divulgação. Outros dois meios de promoção que ainda se destacam são: parceria paga com influenciadores (22%) e envio de produtos à influenciadores em troca de divulgação (20%).
O planejamento de ações para a data, como a criação de kits ou coleções especiais dos produtos, ficou para o final.
Despontando com 48%, a maioria das empresas não tem como estratégia o investimento nos diferentes modelos para aumentar as vendas. Dentre aquelas que optam pela criação de kits ou coleções especiais, 30% ficam somente com a primeira opção, 13% planejam coleções específicas e 8% vão investir em ambas as frentes.