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TikTok: pesquisa detalha o comportamento dos usuários brasileiros na rede social

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Em 2023, a ByteDance, dona do TikTok, faturou US$ 120 bilhões, e tem crescido de forma exponencial no mundo. Espera-se, inclusive, que a rede social passe a vender produtos em breve. Pensando em entender as dinâmicas da plataforma e trazer insights, a Opinion Box entrevistou mais de 1 mil usuários e trouxe os melhores caminhos para usar o TikTok como uma ferramenta de atração.

Vale lembrar que, na última semana, a rede social apresentou a Cria que Cria, ferramenta pensada para pequenos empreendedores e criadores de conteúdo. Gratuito, o serviço está com inscrições abertas, com mais de 25 mil vagas disponíveis.

Engajamento e crescimento de usuários

Uma das constatações é que a maioria dos usuários é bastante engajada, com 8 em cada 10 acessando o aplicativo pelo menos uma vez por dia. Além disso, cerca de 40% dos entrevistados aderiram ao TikTok no último ano, revelando um fluxo constante de novos membros. E a tendência é que muitos aumentem sua presença na plataforma, com 1 em cada 3 planejando passar mais tempo no TikTok.

  • Brasileiros amam o TikTok! 80% dos usuários abrem o app pelo menos uma vez por dia;
  • 40% entraram no TikTok no último ano, mostrando que a plataforma está crescendo muito rápido;
  • Humor e descontração são os tipos de conteúdo favoritos (54%);
  • A noite é o horário de maior uso do TikTok (34%).

Os dados também mostram que os usuários têm uma variedade de hábitos de uso. Afinal, a maioria acessa o aplicativo várias vezes ao dia, enquanto as postagens são menos frequentes — grande parte faz isso semanalmente ou raramente.

Compras no TikTok

A pesquisa também revela a receptividade dos usuários às marcas na plataforma, com 1 em cada 3 usuários já comprando algo que conheceu no TikTok. No entanto, há alguma ambivalência em relação aos anúncios, com quase metade dos usuários afirmando que veem anúncios irrelevantes para eles.

  • O TikTok já influencia compras, já que 33% compraram algo que viram na plataforma;
  • Influenciadores também têm impacto, com 4 em cada 10 usuários já compraram algo indicado por um influencer;
  • Há 69% dos usuários entre 16 e 29 anos seguindo influenciadores exclusivamente na plataforma;
  • 62% dos usuários seguem influenciadores no TikTok, principalmente pelo estilo de produção da plataforma (45%);
  • Anúncios dividem opiniões, uma vez que 34% os acham interessantes e outros 34% irritantes;
  • 48% dos usuários veem anúncios como irrelevantes;
  • A maioria prefere assistir a conteúdos da aba "For You" (41%).

Plataformas de vídeos concorrentes

O surgimento de funcionalidades similares em outras redes sociais é notável, com 37% dos usuários do TikTok preferindo consumir vídeos curtos no Instagram. No entanto, o TikTok continua sendo a plataforma líder para esse tipo de conteúdo (39%) — Kwai (12%) e YouTube Shorts (12%) ainda têm pouca relevância.

O relatório na íntegra pode ser baixado aqui.