Logo E-Commerce Brasil

Dia dos Pais: com protagonismo do e-commerce, vendas crescem 5,9%

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

As vendas realizadas entre 4 e 10 de agosto, período que inclui o Dia dos Pais, cresceram 5,9% em relação a 2024, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O faturamento do e-commerce avançou 8,9%, enquanto o comércio presencial registrou alta de 5,2%.

(Imagem: Envato)

O grupo de setores tradicionalmente ligados a presentes apresentou aumento de 3,2% nas vendas. Entre os destaques estão Óticas e Joalherias (+7,7%), Móveis, Eletro e Depto (+3,6%) e Vestuário (+2,9%).

Enquanto os demais setores do varejo cresceram 6,6%. Drogarias e Farmácias registraram alta de 12,0%, enquanto Supermercados e Hipermercados tiveram aumento de 8,0%. O setor de Alimentação fora do domicílio, que inclui bares e restaurantes, cresceu 2,9%.

Segundo Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, o desempenho foi impulsionado pelo fortalecimento das vendas online e pela preferência dos consumidores por compras em supermercados em vez de refeições fora de casa, possivelmente devido aos preços mais altos em bares e restaurantes.

Desempenho regional

No varejo presencial, todas as regiões apresentaram crescimento nas vendas em comparação a 2024. O Sudeste registrou alta de 6,0%, seguido por Nordeste e Norte (ambos com 4,8%), Sul (+4,7%) e Centro-Oeste (+2,5%).

Entre as unidades da federação, os maiores crescimentos foram registrados no Rio de Janeiro (+7,7%), Minas Gerais (+5,8%), Paraná (+5,6%), São Paulo (+5,2%) e Distrito Federal (+5,1%).