Segundo pesquisa da Shopee, o preço será fator determinante para 38% dos brasileiros na hora de efetuar a compra no Dia dos Namorados. Já com relação ao ticket médio, a intenção é gastar cerca de R$ 215 com o presente — o valor é 3% menor em relação ao ano passado. Importante reforçar que, neste ano, 88% dos casais pretendem comemorar a data de alguma forma.
Indecisão da escolha do presente foi um dado abordado no estudo, e mostrou que somente 17% dos respondentes já sabem o que vão comprar. Entre os itens de preferência na hora da escolha, destaque para:
itens de moda (sobretudo vestuário): 60%;
produtos eletrônicos: 21%;
e Saúde e Beleza: 6%.
Preço é o diferencial
Baseado no levantamento da plataforma, os brasileiros disseram que pesquisam primeiro a faixa de preço dos produtos (38%), para depois pesquisarem os presentes na Internet. Na sequência, 33% disseram que procuram primeiro o presente, e depois o encontram em lojas com a melhor oferta. Quando perguntados sobre a faixa de preço, 19% afirmam que ela vem antes do que a pesquisa por produtos interessantes de uma loja específica.
Plataformas de pesquisa para o Dia dos Namorados
Em relação às ferramentas utilizadas pelos consumidores para pesquisar os melhores presentes e descontos, o Google continua sendo a plataforma mais utilizada por 40% dos respondentes. Em seguida, a pesquisa entendeu que:
35% avaliam o valor em lojas recomendadas;
26% consultam o Instagram;
23% usam indicação de amigos;
15% confiam no Facebook e no YouTube.