Logo E-Commerce Brasil

Dia dos Namorados: brasileiros pretendem gastar em média R$215, mostra pesquisa

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Segundo pesquisa da Shopee, o preço será fator determinante para 38% dos brasileiros na hora de efetuar a compra no Dia dos Namorados. Já com relação ao ticket médio, a intenção é gastar cerca de R$ 215 com o presente — o valor é 3% menor em relação ao ano passado. Importante reforçar que, neste ano, 88% dos casais pretendem comemorar a data de alguma forma.

Casal negro sorrindo e trocando presentes de Dia dos Namorados
Com base no levantamento da Shopee, brasileiros disseram que pesquisam primeiro a faixa de preço dos produtos (38%), para depois pesquisarem os presentes na Internet

Indecisão da escolha do presente foi um dado abordado no estudo, e mostrou que somente 17% dos respondentes já sabem o que vão comprar. Entre os itens de preferência na hora da escolha, destaque para:

itens de moda (sobretudo vestuário): 60%;

produtos eletrônicos: 21%;

e Saúde e Beleza: 6%.

Preço é o diferencial

Baseado no levantamento da plataforma, os brasileiros disseram que pesquisam primeiro a faixa de preço dos produtos (38%), para depois pesquisarem os presentes na Internet. Na sequência, 33% disseram que procuram primeiro o presente, e depois o encontram em lojas com a melhor oferta. Quando perguntados sobre a faixa de preço, 19% afirmam que ela vem antes do que a pesquisa por produtos interessantes de uma loja específica.

Plataformas de pesquisa para o Dia dos Namorados

Em relação às ferramentas utilizadas pelos consumidores para pesquisar os melhores presentes e descontos, o Google continua sendo a plataforma mais utilizada por 40% dos respondentes. Em seguida, a pesquisa entendeu que:

35% avaliam o valor em lojas recomendadas;

26% consultam o Instagram;

23% usam indicação de amigos;

15% confiam no Facebook e no YouTube.