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Dia do Consumidor: 54% pretende aumentar os gastos este ano, aponta pesquisa

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Hoje começa o Dia do Consumidor, embora muitos e-commerces, marketplaces e lojas físicas do país tenham passado a semana se aquecendo para a data ao anunciar ofertas. Neste ano, o consumidor está mais otimista, segundo levantamento realizado pela LWSA, e mais da metade (54%), pretende gastar mais no e-commerce durante a data, buscando produtos nas categorias de moda e beleza, smartphones e eletroeletrônicos.

(Imagem: Freepik)

Ano passado, houve um crescimento de 11,8% das vendas durante a data, em comparação com o mesmo período em 2022. Assim como o volume de pacotes aumentou 9,3% no período. A mensuração foi feita baseada nos e-commerces que usam as integrações da LWSA.

A data também é uma oportunidade de crescimento de vendas para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), que atuam em canais próprios e marketplaces.

O Dia do Consumidor é a primeira data importante do comércio no ano e uma oportunidade para o empreendedor alavancar suas vendas e ir se preparando para outras datas importantes que temos a seguir, como a Páscoa, no final de março, e o Dia das Mães, em maio.

Willians Marques, vice-presidente de Commerce SMB da LWSA

Consumidor faz de duas a cinco compras online por mês

A estimativa da pesquisa feita pela Ecglobal é que hoje 33% dos entrevistados façam pelo menos uma compra, enquanto 66% considera o dia importante para ficar atento às promoções.

Em outro levantamento feito recentemente pela Octadesk, em parceria com a Opinion Box, que ouviu duas mil pessoas, os consumidores disseram fazer uma média de duas a cinco compras por mês no e-commerce, enquanto 54% pretendem aumentar os gastos nos próximos 12 meses.

Entre os atrativos para a alta adesão do canal, estão:

  • Preços mais baixos (58%);
  • Praticidade de comprar sem sair de casa (57%);
  • Promoções encontradas online (56%)

Dos meios de compra, o smartphone disparou como favorito, sendo a resposta de 71% dos consumidores. Entre os hábitos, 65% disseram que usam as redes sociais para pesquisar sobre o produto antes de comprar. Para 69% dos entrevistados, o chat online e o Whatsapp são os principais canais de atendimento.