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DHL confirma novo presidente e destina R$ 800 milhões ao Brasil até 2025

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A DHL Supply Chain oficializou, nesta semana, Plínio Pereira como novo presidente no Brasil, substituindo Maurício Barros, que segue para uma posição global da companhia. Além da nova liderança, a DHL também confirmou que deve investir, até 2025, aproximadamente R$ 800 milhões. O objetivo é manter a relevância e o crescimento sustentável dentro do mercado brasileiro.

Com ingresso em 2007 por meio do programa de trainee, Pereira soma quase 16 anos na companhia. Antes de se tornar presidente para o Brasil, o executivo estava como vice-presidente de Operações do Setor de Consumo.

“Estamos vivendo um momento único no mercado logístico. De um lado, temos a reconfiguração das cadeias de suprimentos, com as empresas buscando ganhar eficiência e flexibilidade frente as frequentes flutuações de mercado. De outro lado, temos uma agenda de inovação e ESG que ainda tem muito a ser percorrida”, afirma o novo presidente da DHL Supply Chain no Brasil.

DHL Supply Chain
Plínio Pereira, presidente da DHL Supply Chain (Foto: Divulgação/DHL Supply Chain)

Esforços da DHL

Mesmo com a nova liderança, o foco da empresa se mantém nas áreas de Transportes, E-commerce, Digitalização e Real Estate. Abaixo, algumas informações adiantadas pela empresa sobre cada uma dessas vertentes.

E-commerce

Os planos da DHL trazem, além do aumento de capacidades (infraestrutura dedicada e equipe) o lançamento, no primeiro semestre de 2023, de uma solução que executa a logística de vendas online de ponta a ponta e de forma colaborativa.

“Nos últimos três anos, acompanhamos uma grande migração de uma logística B2B para uma B2C. Esse movimento desacelerou, mas permanece em níveis elevados. Muitos nichos ainda apresentam grandes possibilidades, sem contar o potencial sinérgico de consolidação nas entregas e pontos avançados de armazenagem”, diz Pereira.

Transportes

O planejamento da DHL Supply Chain inclui a expansão da rede nacional de hubs de transbordo e consolidação de carga, o investimento em sistemas de gestão de frota e análise de dados e a ampliação da frota elétrica (que atualmente já supera os 80 veículos).

Destaque também para os serviços de transporte aéreo – a companhia dispõe de um hub exclusivo com acesso a pista em Guarulhos – que irá receber mais investimentos e opções ao longo do ano.

Digitalização

Além de manter o programa de parcerias com startups, a companhia pretende aplicar mais tecnologias como Inteligência Artificial, RPA e desenvolver seu data lake. Hoje, são mais de 300 robôs RPA que automatizam atividades repetitivas de back office como geração de notas.

Real Estate

No segundo semestre de 2022, a companhia anunciou a aquisição de um terreno de mais de 300 mil m² em Jundiaí (interior de São Paulo), onde construirá, do zero, seu primeiro Centro de Distribuição. Este movimento marca também a ampliação da área de soluções de real estate.

Com isso, além de serviços para as fases de planejamento e gestão, a DHL Supply Chain passou a oferecer as operações de built-to-suit (construção sob medida), purchase/lease (aquisição associado ao modelo de leasing) e leasing de instalações já existentes.

Em paralelo, a companhia investe também na modernização ou expansão de áreas de armazenagem em cinco estados (SP, MG, ES, SC e GO). O destaque vai para operação de Extrema (MG), no sul do estado, que continuará a receber investimentos.