As vendas online estão em um período forte de ascensão nos últimos anos. E, por isso, cada vez mais pessoas estão se interessando por esse tipo de empreendimento. Porém, é necessário se atentar a alguns desafios que podem surgir no meio do caminho.
Superar os desafios da entrega de produtos, por exemplo, ajuda a impulsionar as vendas online, evitando que outras etapas da gestão fiquem sobrecarregadas. Quando essa área não flui bem, podem ocorrer uma série de problemas e, inclusive, atrapalhar as vendas e geração de resultados positivos.
Estes são os principais desafios enfrentados pelos gestores de varejo online e dicas de como lidar com eles.
Flexibilidade de entrega
Prazo de entrega não é apenas um mero detalhe para o cliente, mas sim um critério, muitas vezes, que pode ser determinante para a escolha de compra de uma loja online ou não. Em muitos casos, ele pode até investir um valor maior, se o produto chegar a tempo para sua necessidade.
Para atender diferentes perfis de públicos e conseguir ter uma melhor gestão das entregas, um dos desafios é proporcionar flexibilidade no processo. Estar atento a isso é fundamental, para evitar gargalos que podem gerar um efeito dominó e atrapalhar entregas futuras.
Da mesma forma, outro desafio importante é, no processo de flexibilidade, conseguir contar com a combinação de entrega ágil e em horário conveniente. Isso porque, segundo estudo da Capgemini Research Institute, 73% dos consumidores consideram mais importante terem um horário mais flexível (ou seja, quando há alguém na residência para receber) do que agilidade.
Garantir maior flexibilidade logística passa, também, por ter um bom parceiro logístico, que consiga atender às demandas, inclusive quando há necessidade de contar com entregas urgentes (por exemplo, nos casos de Same Day Delivery).
Outra forma de garantir que a encomenda seja recebida no dia e horário preferidos pelos consumidores é contar com a modalidade PUDO, onde o dono de e-commerce pode deixar a encomenda em um ponto estratégico e o consumidor pode retirar no ponto mais próximo da sua casa e em horários mais flexíveis. Pensando nisso, a Total Express criou o Total Points que conta com mais de 200 pontos espalhados pelo país e permite a flexibilidade para entregar e receber encomendas.
Custo-benefício
Outro desafio é conseguir gerar melhores resultados na entrega dos produtos com eficiência, evitando o aumento dos custos envolvidos. Isso porque o aumento do investimento para otimização das entregas pode comprometer a margem de lucro do e-commerce.
E para empresas menores, essa diferença pode fazer uma diferença muito mais significativa, impactando consideravelmente o fluxo de caixa. Ao mesmo tempo, escolher um parceiro logístico pelo menor preço, pode sair caro, com problemas gerados por atrasos, experiências ruins de entrega e prejuízos por avarias e perdas de produtos no processo logístico.
Por isso, é importante buscar uma parceira logística de qualidade, que ofereça preços competitivos, com bons benefícios, proporcionando entregas de qualidade.
Pouco controle do estoque
A cadeia logística está toda interligada: um problema que ocorre em uma parte, impacta direta e indiretamente todo o ciclo e proporciona uma série de problemas graves. É o que acontece quando não há um bom controle de estoque, prejudicando as entregas.
Por exemplo, se os dados de inventário não estão atualizados e completos, pode ser que uma venda seja realizada, mas não há o item em pronta-entrega no estoque para isso. Isso pode gerar atrasos ou até mesmo gerar cancelamentos de pedidos, quando o tempo de reposição for muito alto e muito acima do tempo de entrega máximo oferecido ao cliente.
A necessidade de reposição urgente pode gerar custos altos e diminuir a margem de lucro na venda de um item ou, em alguns casos, até mesmo ser um prejuízo que a empresa arca para não deixar o cliente na mão.
Para superar esse desafio e ter melhores resultados, é importante ter soluções integradas, que proporcionem uma melhor gestão da cadeia produtiva.
Um exemplo de software que poderá ser um grande aliado é o Total Fulfillment, solução que ajuda desde o processo de armazenagem correto no armazém, controle de estoque, separação, embalagem e transporte, permitindo o foco nas vendas, com o restante ficando a cargo da Total Express.
Uso de diversas ferramentas
Trazer a transformação digital para o e-commerce leva, também, a trazer soluções de gestão, como os ERPs, para conseguir fazer um gerenciamento completo e integrado do negócio.
Porém, muitas vezes, são implementadas diferentes soluções que não dialogam entre si e geram fortes gargalos. Por exemplo, ter uma solução para o controle de inventário e outra para controle de entregas pode gerar confusões, caso tenha alguma falha nas passagens de informações entre eles.
Quando um sistema ERP único é utilizado, falhas deste tipo têm menos chances de ocorrerem em processos manuais. E, além disso, é possível ter maior comodidade na gestão dos processos internos, já que todas as informações estão em um mesmo local.
Isso facilita, também, as trocas de informação com o operador logístico, que também receberá todas as informações a partir de uma única plataforma. Com isso, o negócio terá um melhor controle, sem lacunas e falhas manuais.
Além disso, este pode ser um ponto de destaque da empresa, já que será possível disponibilizar mais pessoas dos times para atuarem com promoção da experiência do cliente e personalização. Com isso, aumenta-se a satisfação e os clientes são fidelizados mais facilmente.
Hoje os donos de e-commerce estão em busca de aumentar as movimentações de vendas online. Porém, não basta apenas olhar para as questões relacionadas com qualidade do produto, mas também ter uma entrega eficiente e que encante o cliente.
Para superar esses desafios, é muito importante contar com quem entende do assunto: a Total Express firma-se no mercado como parceiro logístico para as empresas. Ela oferece os melhores serviços e soluções que ajudarão a superar os desafios que impactam a entrega de produtos, com os melhores resultados possíveis.