- 63% dos entrevistados pretendem gastar menos do que em 2015, que também apresentou este índice de desaceleração;
- Intenção é comprar menos presentes, com média de 4 e queda de quase 10% no valor médio estimado para gastos;
- Diante de um cenário econômico desfavorável, os preços serão o fator essencial para os varejistas atraírem o consumidor.
Pesquisa da Deloitte aponta que brasileiro planeja novamente gastar menos nas compras do Natal
Em mais um ano afetado pela crise econômica no País, e à espera de uma retomada que possa ser percebida no seu dia a dia, o consumidor brasileiro ainda está cauteloso, e planeja gastar menos do que no ano passado em suas compras do Natal. É o que mostra a sétima edição da Pesquisa de Natal, da Deloitte.
O levantamento aponta que 63% dos brasileiros pretendem gastar menos em 2016 em relação ao que foi despendido no ano passado, que também apresentou este índice de desacelaração, o que, consequentemente, revela um sentimento de preocupação do consumidor brasileiro.
Entre os participantes, 41% afirmam que a situação financeira de suas famílias está pior do que em 2015. O dado é negativo, já que, no ano passado, o mesmo percentual de respondentes já dizia que a condição econômica familiar encontrava-se pior do que em 2014. Além disso, de acordo com o levantamento, 60% dos entrevistados afirmam sentirem-se inseguros em relação à estabilidade de emprego.