Logo E-Commerce Brasil

Custo por clique de anúncios em motores de busca cresce 26% no mundo

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Relatório trimestral da Covario constatou que o custo por clique (PPC) de anúncios publicitários em motores de busca no mundo subiu 26% com relação ao trimestre anterior e 24% quando comparado ao mesmo período de 2010. A recuperação foi atribuída aos grandes gastos de “volta as aulas” e ao aumento nos investimentos na região da Ásia-Pacífico.

Dados do “The Covario Global Search Advertising Spend Analysis” afirmam que estes índices seguem altos devido ao crescimento robusto do mercado de marketing em motores buscas na região da Ásia-Pacífico. Como resultado, o estudo sugere que os investimentos do setor de tecnologia com links patrocinados no mundo devem crescer cerca de 20% em 2011 – no início do ano a previsão havia sido de aumento entre 10-20%.

A América do Norte também apresentou um forte crescimento no valor investido em links patrocinados durante terceiro trimestre, aumentando 21% com relação ao trimestre anterior e 7% quando comparado ao mesmo período do ano passado. A Europa também apresentou bons resultados, com um acréscimo de 23% na comparação de base trimestral e 24% em base anual.

Claramente, as maiores oportunidades de crescimento para os anunciantes de diversas regiões do mundo se encontram na região da Ásia-Pacífico, onde o crescimento trimestral ficou em 45% e o anual superou a barreira dos 100%. O estudo mostra que a região continua a se beneficiar do aumento no investimento em PPC no Japão, China, Índia, Austrália e Nova Zelândia.

Além disso, o estudo que indica que 75% das empresas de tecnologia que investem em links patrocinados da Covario reconhecem que o pagamento de mídias pagas no Facebook e outras redes sociais se tornaram parte importante de seu orçamento anual.

Com a análise das previsões nos orçamentos dos anunciantes globais para o próximo ano, o estudo fez diversas previsões preliminares:

O crescimento geral do mercado de links patrocinados deverá ficar entre 18-22% em 2012.

O montante investido em links patrocinados deve crescer cerca de 18-20% na América do Norte; 15-20% na Europa e 30-35% na APAC.

O Google irá continuar a receber a maior parte desta receita, com 75% de participação no mercado global de links patrocinados. A aliança entre Yahoo-Bing ficará com uma fatia de 15%, focados fortemente nos EUA. A participação do Baidu irá crescer para 8% e dominar amplamente o mercado chinês.

O mercado de links patrocinados direcionados para os dispositivos móveis devem representar uma parcela de 3-5% do total desse mercado. Muitas empresas que estão executando estratégias para o canal de buscas móveis estão se focando em SEO e no desenvolvimento de tecnologias.

O trabalho, intitulado “The Covario Global Search Advertising Spend Analysis” abrange os principais motores de busca e é baseado no dispêndio de empresas do setor de tecnologia e de produtos eletrônicos.  Este é o quinto ano em que estudo é realizado e teve seu início no primeiro trimestre de 2007. Os clientes da Covario têm um gasto anual de cerca de US$ 400 milhões em campanhas de links patrocinados conduzidos em várias plataformas de motores de busca em mais de 45 países. Todos os dados foram compilados usando a solução de  software da Covário Paid Search Insight .