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Cultura data-driven elucida prioridades no desenvolvimento das jornadas de produtos a longo prazo

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A aplicação, coleta, análise e mais um milhão de outras ações podem ser relacionadas com dados. O diferencial, por outro lado, está no melhor aproveitamento dessa fonte, fazendo as perguntas certas e sendo data-driven na estratégia.

Rogério Nascimento, head de Digital Business da Positivo Tecnologia (Imagem: Ruan Carlos/E-Commerce Brasil)

“Um planejamento data-driven, ou seja, baseado em dados analisados, pode ajudar a detalhar cada ação. Na prática, dados ficam rentáveis e possuem um ciclo melhor desenhado”, começou Rogério Nascimento, head de Digital Business da Positivo Tecnologia.

De acordo com o executivo, que palestrou no Fórum E-Commerce Brasil 2023 nesta quarta-feira (26), a principal preocupação de empresas precisa estar no tratamento de dados, não na coleta em si.

O mundo como conhecemos já é, há certo tempo, movido a dados. No entanto, parte importante do processo têm sido o cuidado com eles. Entre alguns padrões que definem bons dados, o head citou:

Conformidade e privacidade;
Qualidade dos dados;
Integração;
Engajamento;
Governança;
Análise.

Cultura em mudança

Parte central dos dados no envolvimento em empresas, Nascimento falou em buscar maturidade no trabalho deles.

Com isso, ele afirma que é possível pensar em monetização por meio de três etapas, incluindo melhoria operacional, envelopamento dos dados e, por fim, a atratividade para venda deles.