A aplicação, coleta, análise e mais um milhão de outras ações podem ser relacionadas com dados. O diferencial, por outro lado, está no melhor aproveitamento dessa fonte, fazendo as perguntas certas e sendo data-driven na estratégia.
![](https://static.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2023/07/49-Roge%CC%81rio-Nascimento-head-de-Digital-Business-da-Positivo-Tecnologia-Fo%CC%81rum-E-Commerce-Brasil-2023-Cultura-data-driven.jpg)
“Um planejamento data-driven, ou seja, baseado em dados analisados, pode ajudar a detalhar cada ação. Na prática, dados ficam rentáveis e possuem um ciclo melhor desenhado”, começou Rogério Nascimento, head de Digital Business da Positivo Tecnologia.
De acordo com o executivo, que palestrou no Fórum E-Commerce Brasil 2023 nesta quarta-feira (26), a principal preocupação de empresas precisa estar no tratamento de dados, não na coleta em si.
O mundo como conhecemos já é, há certo tempo, movido a dados. No entanto, parte importante do processo têm sido o cuidado com eles. Entre alguns padrões que definem bons dados, o head citou:
– Conformidade e privacidade;
– Qualidade dos dados;
– Integração;
– Engajamento;
– Governança;
– Análise.
Cultura em mudança
Parte central dos dados no envolvimento em empresas, Nascimento falou em buscar maturidade no trabalho deles.
Com isso, ele afirma que é possível pensar em monetização por meio de três etapas, incluindo melhoria operacional, envelopamento dos dados e, por fim, a atratividade para venda deles.