Cuiabá está na 12ª posição nacional no ranking de compras feitas pela internet, em 2014, com R$ 411.9 milhões movimentados por meio de 1.339 milhão de produtos adquiridos em lojas de comércio eletrônico. O valor médio de cada compra, na capital de Mato Grosso, foi de R$ 329,27.
Os números são da pesquisa “Mapa do E-commerce no Brasil”, realizada pela Conversion. O levantamento analisou 100 milhões de visitas em lojas virtuais nacionais e montou um ranking com as 100 cidades que mais movimentam o comércio eletrônico no Brasil.
Constam dos dados apurados que em Cuiabá a taxa de conversão (porcentagem de visitas que se concretizam em vendas) é de 1,29%, considerada muito boa se comparada com a cidade de São Paulo, por exemplo, que lidera as compras feitas eletronicamente e tem conversão de 1,23%.
As compras feitas por internautas que residem na capital mato-grossense respondem por 85,9% do total adquirido pelos moradores do Estado. O tempo médio de visita dos compradores brasileiros é de pouco mais de três minutos. Já dos cuiabanos, esse tempo na página é de quase quatro minutos.
Conforme a pesquisa, as empresas que atuam com e-commerce no Brasil devem atingir o patamar de 130 milhões de pedidos até o final do ano. A previsão é de que as lojas virtuais totalizem cerca de 13 bilhões de visitas de consumidores em 2014. O ticket médio atual é de R$ 292,47 e taxa de conversão de 1,04%.
A cidade de São Paulo é a primeira da lista em receita, com previsão de compras de R$ 5,6 bilhões em 2014 no comércio eletrônico, mais de 32% de toda a transação do Estado. O ticket médio da capital paulista é de R$ 233,51 e a taxa de conversão é de 1,23%. Os paulistanos devem fechar o ano com mais de 24 milhões de pedidos online.
O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com R$ 3,8 bilhões de negócios até o fim do ano. Já o ticket médio é maior em comparação com São Paulo e atinge a cifra de R$ 320,60, e a taxa de conversão é de 1,26%. A cidade deve gerar mais de 12 milhões de pedidos em 2014.
Embora a previsão de vendas para Belo Horizonte seja de R$ 2,3 bilhões (3ª do país), o ticket médio é maior do que o apurado em São Paulo, com R$ 305,96, e a taxa de conversão é de 1,17%. A capital mineira será responsável por mais de 7,5 milhões de pedidos pela Internet.
Veja abaixo o quadro “Top 30 Cidades no E-commerce”
Fonte: Olhar Direto