Correios fazem acordo com China para receber encomenda por navio
A restrição do transporte aéreo devido à pandemia de Covid-19 tem levado à retenção de encomendas e correspondências postais com destino ao Brasil em diversos países. Diante desse impasse, os correios brasileiro e chinês firmaram acordo para viabilizar o transporte de encomendas e documentos vindos da China por meio marítimo.
A decisão atende solicitação da União Postal Universal (UPU) – agência especializada das Nações Unidas que coordena o sistema postal internacional – para os países flexibilizarem os modais de encaminhamento e desburocratizar a entrada de cargas postais pelas alfândegas mundiais.
Um volume considerável de objetos postados na China com destino ao Brasil estava retido no país asiático, sem perspectiva de envio. A chegada dos primeiros carregamentos ao Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), no Paraná, estava prevista para sábado (30).
Segundo a companhia, a escolha do porto paranaense se deve à proximidade do centro internacional da empresa em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A unidade é responsável pelo recebimento e desembaraço de grande parte das encomendas internacionais que chegam ao Brasil. Outras duas remessas de objetos vindas da China por meio marítimo estão previstas para chegar no porto de Paranaguá em meados de junho e em julho.
Leia também: Correios anunciam medidas para melhorar serviços no Rio de Janeiro