Um estudo trouxe os pontos em comum e as peculiaridades entre as gerações quando o assunto é consumo. A análise geracional levou em consideração os comportamentos de baby boomers (nascidos entre 1945 e 1964), geração X (1965 – 1980), millennials (1981 – 1996) e geração Z (1997 – 2010). A pesquisa foi encomendada pela Mosaico, empresa do Banco PAN, dona do Buscapé e do Zoom e gestora do Shopping do PAN
Segundo dados colhidos, um dos pontos que indicam maior diferente entre os grupos é o cashback. No caso do boomers, por exemplo, o formato de recompensas é utilizado apenas por 21%, enquanto nas outras gerações, de forma geral, o uso chega a aproximadamente 70%.
O ato de comparar preços é um hábito, por exemplo, em declínio em todas as gerações. Apesar de ser comum entre baby boomers (68%), o restante dos consumidores não tem mais este costume:
- Geração X - 47%
- Millennials - 42%;
- Geração X - 40%.
Com relação aos traços semelhantes, o estudo mostra que o uso de pagamentos digitais na conclusão de compras é um deles. Esse formato impacta entre 50% e 55% dos consumidores de todas as idades.
Mais dados
Aplicativos específicos também ganham espaço na comparação com sites de varejo e elucidam, na visão da Mosaico, tendência no consumo e um alerta ao mercado.
Enquanto a geração Z (69%) compram por meio dos apps, pouco mais da metade dos consumidores (51%) preferem sites para isso. Já no caso dos boomers, esses números são de 53% e 47%, respectivamente, evidenciando como os aplicativos são os mais escolhidos, de maneira geral.
Ainda sobre aspectos similares no método de compra, a pesquisa indica que cupons são pouco aproveitados em todas as gerações. A relevância deles no momento da compra é de aproximadamente 30% para diferentes idades, com mais aderência dos millennials (34%).
O levantamento, realizado por meio da plataforma QuestionPro entre 25 e 26 de março, contou com 1.494 participantes de diferentes regiões do Brasil.