Um estudo da Inova Tecnologias, empresa especializada em envio e gestão de e-mail marketing, revelou que 76% dos consumidores brasileiros preferem receber ofertas por e-mail, desde que as mensagens contenham conteúdo relevante. Mas o índice cai para 45% quando o assunto é referente a apenas anúncio de produtos e/ou serviços.
Segundo o levantamento, os fatores que mais influenciam para uma mensagem ser marcada ou não como spam, são a predominância de conteúdo editorial relevante (a maioria diz que não marcaria como spam) e a predominância de anúncios publicitários (a maioria marcaria como spam ou apagaria a mensagem sem ler). Além disso, 38% dos consumidores preferem receber e-mails comerciais mensalmente, e 25% semanalmente.
Para Panagides, CEO da Inova Tecnologias, “os novos consumidores esperam que as empresas também se tornem núcleos de produção de conhecimento em tempos de web 2.0 e que participem ativamente das redes sociais, não apenas de forma passiva. Os usuários esperam que as empresas contribuam com informações ou reflexões pertinentes”.