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Consumidor brasileiro já aderiu ao showrooming

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O consumidor brasileiro está percebendo que o seu smartphone é um grande companheiro quando está na loja física. De acordo com dados do eMarketer de junho de 2015, os consumidores digitais do Brasil estão usando os aparelhos com frequência para comparar e tirar foto dos produtos.

 

Shoppers in Brazil Get into Showrooming

Segundo o E-bit Informação, entre os consumidores digitais do Brasil que possuem um aparelho celular, 44% usavam para comparar produtos quando estavam comprando na loja – a aplicação mais comum de showrooming registrada na pesquisa. Tirar fotos dos produtos enquanto está comprando pessoalmente foi a mais citada, seguido por comparadores de preços. O comportamento mais incomum citado pelos entrevistados que estavam comprando na loja física foi a compra dos itens na plataforma online.

Apenas 9% dos compradores online disseram fazer isso – um lembrete que o uso do mobile na loja para comparar produtos não é sempre um sinônimo de “showrooming”. De forma geral, 73% dos respondentes fizeram pelo menos uma dessas atividades.
Shoppers in Brazil Get into Showrooming

O eMarketer estima que este ano, 37,3 milhões de pessoas no Brasil – 40,3% dos usuários da internet no país ou 23,3% da população total – vai fazer pelo menos uma compra este ano através de meios eletrônicos. O crescimento da população-consumidora digital está estabilizando, mas ainda vai continuar com dois dígitos em 2016.

Shoppers in Brazil Get into Showrooming2

Fonte: eMarketer