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  Redação E-Commerce Brasil

Cliente conectado: conheça os benefícios da tokenização para o e-commerce

Segunda-feira, 27 de janeiro de 2020   Tempo de leitura: 5 minutos

A transformação digital nas empresas caminha diretamente com o avanço da tecnologia, e não poderia ser diferente. Hoje, o cliente está cada vez mais empoderado e conectado. E, pensando em soluções de pagamento, a desconstrução do cartão de plástico já é realidade com a tokenização. Mas o que é isso?

A tokenização é o nome dado à operação que substitui dados confidenciais por um número digital. Ou seja, é um número veiculado a um cartão, que pode ser utilizado em serviços online em gateway de pagamento, como pulseiras e relógios.

“Não há mais cartão de crédito, débito, mas sim credenciais de pagamento que evoluem conforme a tecnologia. E a inovação é centrada no ser humano”, explica Percival Jatobá, vice-presidente de Soluções e Inovações da companhia da Visa do Brasil.

“Por exemplo, vamos supor que você tem uma assinatura de algum serviço recorrente como transporte ou streaming. Quando o seu cartão expira ou é roubado, você precisaria atualizar todos os dados e todo o cadastro com as informações do novo cartão. Com a tokenização, isso não aconteceria. Uma credencial de pagamento é gerada para cada estabelecimento comercial e o consumidor não precisaria mais atualizar os dados do plástico” completa o executivo.

A tokenização aumenta a agilidade e a proteção nas transações, mas os benefícios não param por aí. Para os emissores, há redução nos custos de reemissão de cartão e preserva o status de “top-of-wallet”.

Para o e-commerce, a tokenização evita a perda de cartão expirado, protege a reputação em caso de falhas de segurança e atualiza automaticamente as credenciais de pagamento. Já para o consumidor, as principais vantagens são menos transtornos na troca de cartões e a proteção do histórico de compras e crédito.

Revolução dos pagamentos

A tokenização será fundamental para possibilitar a próxima revolução dos pagamentos, seja por meio de um carro, um celular ou pela geladeira. O uso da tecnologia já é uma realidade no Brasil.

O país registra taxas 20% menores em fraudes nas transações tokenizadas em relação ao número de fraudes encontradas em transações que não fazem uso da tecnologia, de acordo com dados da Visanet dos três primeiros meses de 2019.

Isso porque o processo oferece uma camada adicional de proteção, que pode ser restrita a um tipo de transação, estabelecimento comercial ou dispositivos específicos, dificultando a atuação de fraudadores e hackers. Ainda segundo o executivo, com o pagamento contactless (por aproximação), é menos desgaste da maquininha e do plástico do cartão, além de menos atrito para o cliente.

Além disso, cada credencial é atrelada a um serviço, como serviços de streaming. Se outro serviço tentar utilizar o mesmo número, o banco não permite. A empresa fornecedora faz o contato direto com a empresa, sem passar pelo consumidor. “É bom, principalmente, para os serviços recorrentes, como assinaturas”, completa Leandro Garcia, diretor de Soluções da Visa.

A tokenização já está em vigor no Brasil, mas por ainda ser novidade, muitos clientes acabam cancelando cartões sem necessidade. “Os bancos ainda cancelam os cartões, pois estão aprendendo a fazer. Na dúvida, cancelam mesmo”, segundo o executivo.

Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil

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