Logo E-Commerce Brasil

Congresso Gestão: gestão financeira da conta frete - custos, margens, tributos e rentabilidade

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Durante o segundo dia de atividades, na sala de Logística, Gabriel Drummond, co-founder da Intelipost falou sobre “Gestão financeira da conta frete: custos, margens, tributos, rentabilidade”. “Partimos do pressuposto que a gestão financeira é uma ciência exata, mas na rotina diária não é bem assim”, iniciou Gabriel.

Segundo Gabriel, o que se vê no mercado são muitas lojas no negativo, mas outras que conseguem ter margens positivas no frete, mas a questão é: “Por quê as empresas têm resultados tão diferentes e até que ponto conseguimos influenciar esses resultados?”

A resposta é: na gestão do frete, que envolve a contabilização do frete, taxas, alocação, composição do mix de transporte, e quais ferramentas o lojista usa para influenciar nesses resultados.

Contabilização do frete: parece fácil, mas não é

Uma tabela de frete é inerente ao seu negócio ou varia dependendo de quem está no controle? A tabela leva em consideração: origem do CD, perfil do envio e volume de carga. Considerando os Correios é possível ter custos um pouco mais padronizados, no caso das transportadoras isso pode variar. A transportadora se compromete em tentar 3 vezes. Se não conseguir o custo será do mesmo valor original do frete. “É possível evitar os custos adicionais como não esperar a terceira tentativa, por exemplo”, diz ele.

Onde existem ganhos imediatos?

  • Fazer o cálculo correto: parece ser fácil, mas não é. Tratar a quantidade de taxas e especificidades e traduzir isso para o ERP ou outro sistema é complicado. Depende de: cadastro de produto (dimensões, pesos, etc), destinatário (áreas de risco, CNPJ), expedição (tamanho das caixas, # de volumes);
  • Pensar em mix de transporte. Quando uma loja está começando geralmente usa os Correios ou transportadoras que entregam no Brasil todo, depois que a loja evolui, ela faz uma composição estratégica por regiões. “É nessa hora que o dinheiro acaba ficando na mesa. Pensar em mix é otimizar essa composição”. Decisões alinhadas à estrategia, opções adequadas para cada perfil de pedido e cliente, gestão de volumes e gestão de preços.

O índice de trocas no Brasil está subindo

trocas esta subindo

Daí enxergamos modelos de negócio que usam a reversa como diferencial. “Vemos números de fora que comprovam que grande parte dos clientes só compram de uma loja se a reversa é fácil. Facilitar a reversa passa a ser algo que faz vender mais”, diz Gabriel.

Precificação, diferenciação e campanhas

Frete grátis continua caindo (os lojistas estão passando a adotar menos), porém continua sendo um fator decisório de compra para o consumidor. Mas afinal quanto devo cobrar pelo frete? Devo colocar margem nele? O que devo levar em consideração?

É um decisão complexa, veja quais fatores devem ser considerados:

  • Custo do frete;
  • Margem dos produtos;
  • Mercado (o que os concorrentes estão fazendo, o que os consumidores estão acostumados a pagar);
  • Sazonalidade;
  • Estratégia comercial;

Já o custo de entrega deve considerar:

  • Custo de frete;
  • Outros custos (troca e devoluções)

gestao de frete intelipost 2

 

As únicas certezas que temos no e-commerce:

  • A competição sempre vai piorar;
  • A expectativa dos clientes vai aumentar;
  • O custo de fretes nos Correios sempre vai aumentar;
  • Vendas multicanais vão aumentar;
  • Preparação, ajustes, etc sempre vão existir;

“O frete deve ser uma alavanca de vendas e estar alinhado à sua estratégia de lucratividade. O frete tem que gerar receita para a sua loja”, finalizou Gabriel.