Logo E-Commerce Brasil

Congresso debate operações no comércio eletrônico

Por: Gustavo Santi

Profissional de mídia digital e content strategy. Já foi gestor de conteúdo do E-Commerce Brasil, Sócio do Laboratorium - uma consultoria em inovação e empreendedorismo que já rodou o Brasil - trabalhou para o Facebook como analista de conteúdo [News Feed] com product data integrity e atualmente é Coordenador de Treinamento Online do Google Cloud, voluntário do Somos 99% e faz parte do time de voluntários do Burning Man Brasil.

congresso e-commerce operações 2014

No dia 24 de outubro aconteceu em São Paulo o Congresso E-Commerce Brasil Operações & Negócios, reunindo profissionais do setor para discutir diversos temas de operações no comércio eletrônico brasileiro.

Falaram no palco principal profissionais de diversas empresas do segmento, entre elas, a Marilia Parada e Thiago Pereira, da Marisa, que relataram os desafios de realizar a gestão de pessoas no negócio e de como lidar com processos da gestão que impactam nas operações e no atendimento dos clientes.

Marcio Chamas, da Netshoes, mostrou como funciona o modelo de negócios da empresa e os principais pilares que sustentam o negócio, onde vendem mais de 300 marcas esportivas somente no online, somando mais de 5 mil produtos que são distribuídos graças as parcerias com fornecedores.
Dentro das inovações da empresa, estão as entregas realizadas de bicicleta na cidade de São Paulo. Todos os dias os entregadores de Bike percorrem a mesma distância entre as cidades de São Paulo e Santos.

Leonardo Palhares, da Almeida Advogados, falou dos aspectos da legislação que impactam o e-commerce. Entre as leis, com o Marco Civil, Palhares salientou o aumento da preocupação dos empresários e o consequente crescimento do investimento em segurança de rede, graças às leis que protegem os dados do consumidor.

Falando sobre o mercado internacional, Sylvia de Oliveira, diretora of Latin Amerca Research do Internet Retailer, lembrou de como os mercado estão em constante crescimento, realizando um comparativo entre Brasil, China e outros países. “Não somos mais varejistas, somos empresas de tecnologia. A tecnologia é a base de tudo isso. O Brasil inteiro está comprando pela internet de todas as 5 mil e tantas cidades, 4 mil e poucas estão recebendo encomendas bem agora. O nordeste está crescendo e as empresas já estão se posicionando estrategicamente nessas regiões” disse Sylvia em sua palestra.

Também palestraram no palco principal o Maurício Bastos, da Shutz, Murilo Pires, do Grupo Martins e Lemuel Silva, dos Correios, apresentando como os correios podem ajudar na logística do e-commerce.

Além do palco principal, o evento contou com um espaço exclusivo para os pequenos varejistas, com temas focados em e-commerce menores. O auditório PME se manteve lotado durante todo o dia do evento. Com palestras de varejistas, profissionais como: Mauricio Golfette, responsável por comércio exterior no Sebrae SP, Pedro Eugênio, criador do black frisou no Brasil, Daniel Berselli, Fernando Di Giorgi e Alexandre Soncini.

Os vídeos das palestras poderão ser visualizados neste link e as fotos estão reunidas no álbum do evento no Facebook.

Para mais informações sobre os eventos do E-Commerce Brasil, acesse o calendário: http://www.ecommercebrasil.com.br/eventos/

E-Commerce Brasil: criado em 2011, o Projeto E-Commerce Brasil é uma iniciativa oferecida pelo Buscapé Company, Correios, Grupo iMasters, Rede e Sebrae, que tem como objetivo fomentar o comércio eletrônico nacional. Para isso, o Projeto atua de forma direta a partir de eventos, conferências técnicas, calendário com quinzenas temáticas, cursos, indicadores, revista, programa TV online, entre outros. O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:  Ad Dialeto, Admatic, At Internet, B Seller, Best, Busca Descontos, Buscapé, Cadastra, Certisign, Chaordic, ClearSale, Dotstore, eGentic,Enextgroup, ExactTarget, Infracommerce, Jet, KPL, Locaweb, Magento, MercadoLivre, Moip, MundiPagg, NeoAssist, Nova Pontacom, PayPal, PMWeb, Precifica, Profite, Rakuten, Rede, Sebrae, Seo Master, Serasa, Sieve, Simbiose, Site Blindado, SLI, Splio, Submarino, Trustsign, Unicomm e VTEX.