A chegada do inverno, na última quinta (20), trouxe oportunidades para o mercado digital. Pensando nisso, a Nubimetrics analisou os principais produtos que estão se tornando tendência no varejo online durante a estação. Entre os destaques, estão as categorias de roupas, calçados e itens para casa.
Embora passando por sucessivas ondas de calor, as temperaturas tendem a cair, e com elas, as buscas por cobertores no comércio eletrônico disparam. Seguindo o padrão do ano passado, quando o interesse por esses produtos quase dobrou em junho, registrando seu melhor desempenho no marketplace. Pelo terceiro ano consecutivo, as mantas de microfibra são as preferidas dos brasileiros durante a estação, liderando as consultas na categoria.
Além disso, os consumidores também procuram manter os pés quentinhos durante o outono-inverno. Isso representa uma excelente oportunidade para as pantufas, especialmente as femininas, que continuam a subir no ranking de pesquisas com palavras mais buscadas.
Também seguindo a tendência de 2023, os pijamas estão em alta. No ano passado, os compradores procuraram principalmente pijamas femininos adultos, enquanto em 2024, os modelos masculinos e infantis são os mais desejados.
As roupas de frio também começam a se destacar no comércio online. Agasalhos, por exemplo, estão em alta e apresentam uma concorrência equilibrada, sendo uma boa categoria para trabalhar durante a baixa das temperaturas. A temporada marca o melhor período de negócios do ano.
Pelo segundo ano consecutivo, lareiras e calefatores continuam gerando interesse dos consumidores. Mesmo que a demanda ainda não esteja no auge, a chegada do frio deve impulsioná-la, atraindo novos compradores. Os dados da Nubimetrics indicam que, no último mês, menos de 30% desses produtos tiveram algum tipo de desconto – um fator importante a ser considerado. Os vendedores precisam entender o comportamento da categoria para aplicar as estratégias vencedoras e posicionar melhor seus produtos.
Devido às dimensões continentais do Brasil e seu clima variado, é importante que os vendedores analisem seu tipo de público e as regiões onde seus produtos têm mais busca. Eles devem considerar que o outono e o inverno são mais amenos em algumas partes do país do que em outras, e por isso, vale a pena ampliar o portfólio de produtos para comercialização, mas sempre com base em uma estratégia de vendas bem elaborada.
Para aproveitar ao máximo as oportunidades da nova temporada, recomenda-se montar um bom mix de itens que atendam a essas variações climáticas. Estudar a sazonalidade é essencial, pois ajuda a identificar os períodos do ano em que há maior demanda, garantindo maior chance de boa performance nos negócios.
Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics