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Confira as cinco tendências para o varejo online em 2024, segundo a Nuvemshop

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

No ano de 2023, as pequenas e médias empresas comprovaram que o varejo online conquistou ainda mais espaço na escolha de compra dos consumidores. O faturamento chegou a R$ 3,3 bilhões no ano passado, representando um crescimento de 22% em relação a 2022. Para garantir uma fatia desse mercado em 2024, os empreendedores devem ficar de olho nas tendências do comércio digital, e por isso, a especialista Babi Tonhela, gerente sênior do E-commerce na Prática, escolheu cinco ferramentas e estratégias para este ano.

(Imagem: Freepik)

“O varejo online tem muitas possibilidades de crescimento e, assim como todo universo da tecnologia, muda constantemente. O empreendedor precisa estar atento a essas alterações no comportamento do consumidor e colocar em prática toda inovação ou tendência que esteja em linha com seus objetivos e plano de negócio para este ano”, disse Babi.

Confira as tendências abaixo:

1 – Vídeos na própria loja virtual: já é possível inserir o formato diretamente nas plataformas de e-commerce, por meio de plugins, a fim de aprimorar a experiência do consumidor e permitir a visualização muito mais detalhada dos produtos ofertados.

2 – Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR): o aumento da adoção de tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual para aprimorar a experiência de compras on-line são tendências no momento. “As realidades virtual ou aumentada, apesar de já vistas em 2023, têm muito potencial para crescimento, especialmente para o setor de moda, pois possibilitam mais segurança para o consumidor escolher peças sem provar, por exemplo.”

3 – Maior uso de inteligência Artificial (IA): para personalizar recomendações de produtos, melhorar o atendimento ao cliente e otimizar a gestão do próprio negócio, o uso de ferramentas de IA está entre as principais estratégias para quem deseja se destacar nas vendas. ChatGPT, AgentGPT e Flair AI estão entre as indicações da especialista.

4 – Expansão do Social Commerce: as vendas geradas pelo direcionamento de redes sociais para a loja virtual cresceram mais de 240% somente em 2023. “A divulgação pelo Instagram, TikTok e WhatsApp é uma forte estratégia de conversão, e os lojistas podem se beneficiar com os links direcionados para a loja virtual ou até mesmo live-commerce, facilitando o acesso do cliente à finalização da compra e engajar oferecendo conteúdos relevantes”.

5 – Novos métodos de pagamento: o surgimento de novos métodos de pagamento, como criptomoedas e autenticação biométrica, possibilitam tornar as transações on-line mais seguras e convenientes.