O avanço da tecnologia e a mudança no comportamento dos clientes têm impulsionado a digitalização das operações B2B, e o Grupo Vila Nova percebeu a importância de se manter atualizado para garantir sua sobrevivência e crescimento sustentável.
Fernando Inacio, Head Digital e E-commerce do Grupo Vila Nova, contou sobre a trajetória da companhia no auditório Soluções do Fórum E-Commerce Brasil 2023.

O palestrante contou que ao implementar um canal digital próprio, a empresa conseguiu otimizar significativamente o tempo gasto em operações de cadastramento, reduzir o custo anual em 30% em comparação com o modelo anterior e obter previsões promissoras de crescimento no faturamento e aumento da receita incremental.
A jornada digital permitiu que o Grupo Vila Nova reestruturasse sua estratégia no ecossistema virtual, buscando maior autonomia operacional, automatização de processos, melhorias na performance dos canais digitais, aprimoramento nas operações financeiras, agilidade nas conciliações e desenvolvimento de novos serviços.
O palestrante destacou como as empresas precisam se adaptar constantemente ao cenário empresarial em evolução. Estratégias digitais eficientes tornaram-se cruciais para alcançar receitas expressivas e, ao mesmo tempo, reduzir os custos operacionais.
Um grande diferencial adotado pela empresa é incentivar os times de 700 representantes com remuneração por transações virtuais. “Toda venda que é originada do digital, o representante recebe 100% de comissão”, apontou Inacio.
A transformação digital não é apenas uma opção, mas uma necessidade premente para se manter competitivo e relevante no mercado atual.
Esse texto foi escrito por Larissa Darc em cobertura especial para o Fórum E-Commerce Brasil 2023.