O comércio brasileiro registrou crescimento de 17,9% no fim de semana do feriado nacional do Dia das Crianças, segundo levantamento do Itaú Unibanco. O desempenho, medido entre os dias 11 e 12 de outubro, superou o resultado do mesmo período em 2024 e reflete a força do consumo em diferentes segmentos do varejo.

Viagens e brinquedos puxam o avanço das vendas
Apesar de ser uma data voltada ao público infantil, o setor que mais cresceu foi o de viagens, com alta de 46,7% nas transações. Em seguida, o segmento de brinquedos apresentou avanço de 22,9%, impulsionado pelas compras de presentes e promoções típicas do período.
Também tiveram desempenho positivo as lojas de departamento (alta de 18,3%), calçados (12,1%) e recreação (11%).
O levantamento considera pagamentos realizados via Pix, cartões de crédito e débito, em compras online e presenciais entre pessoas físicas e empresas.
Consumo cresce, mas lojas físicas mantêm protagonismo
Antes do feriado, uma pesquisa do Instituto Datafolha em parceria com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) já indicava expectativa otimista: a previsão era de movimentar cerca de R$ 18,9 bilhões durante o Dia das Crianças.
O estudo apontou ainda que os homens demonstravam maior disposição para gastar, e que o Sudeste liderava o valor médio das compras, estimado em R$ 248.
Mesmo com o avanço do comércio eletrônico e a popularização das compras digitais entre os mais jovens, as lojas físicas permaneceram como o principal canal de escolha dos consumidores para a data, reforçando a importância de estratégias integradas entre o digital e o presencial para potencializar o desempenho em datas sazonais.