O setor de aplicativos móveis no Brasil alcançou uma marca histórica em 2024, ultrapassando 150 milhões de usuários ativos e movimentando US$ 2,85 bilhões em investimentos para aquisição de novos clientes. Ao todo, 70% da população está conectada. Entretanto, o país registrou perdas superiores a US$ 460 milhões devido a fraudes em instalações de aplicativos. As informações são da AppsFlyer.

Essa prática simula usuários falsos por meio de bots e fazendas de cliques, impactando diretamente o retorno sobre investimento de empresas que apostam na aquisição digital.
Fraudes
O Brasil ocupou o 10º lugar no ranking global de exposição a fraudes financeiras em marketing mobile, com destaque para os setores de finanças e e-commerce, os mais afetados pela manipulação de dados. O estudo aponta aumentos de 57% no Android e 79% no iOS em termos de risco com esse tipo de fraude.
Para Renata Altemari, country manager da AppsFlyer no Brasil, o mercado precisa direcionar suas estratégias para um novo modelo de crescimento.
“O mercado brasileiro de apps deve focar em oportunidades em categorias como e-commerce e finanças; migrar do volume para o valor, com estratégias voltadas ao ciclo de vida; investir em remarketing para fidelização e, ao mesmo tempo, fortalecer a prevenção contra fraudes.”
Cenário futuro
Com mais da metade da população conectada, os aplicativos deixaram de ser apenas um recurso tecnológico e passaram a ser motores de crescimento econômico. O impacto social da digitalização faz com que, atualmente, brasileiros utilizem apps para compras, finanças, educação, saúde e entretenimento. Apesar disso, a disputa de espaço com a inteligência artificial (IA) pode ficar cada vez mais acirrada,
Com a expansão do 5G e a digitalização acelerada, a expectativa é que o número de usuários ultrapasse 200 milhões nos próximos anos, segundo a AppsFlyer. Com isso, as empresas devem adaptar estratégias para garantir segurança, inovação e maior eficiência na aquisição e retenção de clientes.