Cesta básica no e-commerce apresenta recuo de 0,42% no 2º trimestre
O valor da cesta básica na região metropolitana de São Paulo recuou 0,42% no segundo trimestre do ano (abril, maio e junho), de acordo com levantamento da Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, como o monitoramento de preços do e-commerce.
O estudo envolveu 13 itens disponíveis em cinco grandes plataformas supermercadistas que atuam na região. Para efeito de comparação, no mesmo período o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) ficou em 2,22%, considerando a prévia referente a junho de 0,69%, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no dia 24.
A empresa explica que os números do IBGE envolvem produtos e serviços de diversos segmentos e não somente da cesta básica. Essa é a razão da diferença. No entanto, quando analisado apenas o grupo Alimentos e Bebidas na composição do IPCA, verifica-se que o resultado da Precifica segue a lógica dos dados oficiais.
No IPCA, o grupo Alimentos e Bebidas desacelerou e subiu apenas 0,25%, após aumento de 1,52% em maio. Melhor ainda: os alimentos especificamente para consumo em domicílio saíram de uma alta de 1,71% em maio para 0,08%. Ou seja, uma série de produtos que haviam subido de preço nos últimos meses tiveram quedas. Boa parte integra a cesta básica, objeto do levantamento feito pela Precifica.
Ainda de acordo com a Precifica, apesar do arrefecimento dos preços nos itens alimentares, a inflação segue em alta, o que tem preocupado o Banco Central (BC). Em seu último relatório, divulgado na quinta-feira (30), com base nos dados do IPCA, entre outros, o órgão admitiu que a inflação oficial deverá superar o teto da meta estipulada para 2022. O percentual corresponde a 3,5% com tolerância de 1,5 ponto para cima ou para baixo, ou seja, o teto é de 5%.