Logo E-Commerce Brasil

Ceará se destaca como pólo têxtil no varejo brasileiro

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Com um dos maiores crescimentos do comércio varejista do Brasil, a região Nordeste tem se tornado altamente relevante também para o e-commerce. Entre os fatores que contribuem para o boom do consumo entre os nordestinos está o crescimento da classe D/E e de seu poder de consumo, representando 43% do consumo na região.

No e-commerce, o Nordeste se destaca como a segunda maior região em importância, atrás apenas do Sudeste em número de e-consumidores. Entre os estados da região com maiores receitas e transações geradas, destaca-se a Bahia, Pernambuco e o Ceará.

Entre as principais atividades comerciais de Fortaleza (CE) estão os setores de moda e artesanato. O Estado cearense é considerado um dos maiores pólos têxteis do país. São mais de cento e vinte anos de história no setor, que vai desde o consumo do algodão até a produção do vestuário propriamente dito. Segundo a pesquisadora Francisca Mendes, com a exportação da sua produção e o lançamento de criadores de alto nível, o estado de posiciona no cenário nacional como um centro dinâmico da moda.

Já os principais desafios são a aprovação da PEC 197/12, que prevê a repartição da tributação sobre as vendas pela internet entre os estados de origem e destino da compra, além da promoção do controle de fraudes.

Para discutir o mercado do varejo online no Ceará e também na região do Nordeste, o E-Commerce Brasil convidou Pedro Guasti, Diretor Executivo do E-Bit para participar da Conferência E-Commerce Brasil em Fortaleza.

Pedro é co-fundador da E-bit em 2000, colabora ativamente na divulgação e fortalecimento do e-commerce no Brasil, sendo um dos idealizadores do relatório WebShoppers. Graduado em Tecnologia da Computação pelo Mackenzie-SP, pós-graduado em Varejo no Provar/FIA e MBA na Universidade de São Paulo em Conhecimento, Tecnologia e Inovação. Atualmente também ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Comércio Eletrônico Fecomercio de São Paulo.

Às 14 horas, Samuel Gonsales, Gerente de Produtos e Parcerias da Millennium Network fala sobre o varejo de moda no Ceará. Samuel atua como gerente de produtos e parcerias na Millennium Network. Professor universitário (IBTA, Faatesp e Senac) e articulista de diversos portais e revistas. É especialista em Sistemas de Gestão Empresarial e e-Commerce, tendo mais de 16 anos de experiência.

Às 14h15, Natalia Tukoff, gerente comercial do Buscapé Company, apresenta a palestra “Você sabe o que o seu comprador procura?”. Natalia é formada em Propaganda e Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pós graduação em Fundamentos da cultura e das artes pela UNESP, possui mais de 10 anos trabalhando na área comercial de empresas como B2W, Accor, Rede, Mercado Pago, Bcash e Buscapé. No Buscapé é gerente comercial de um time Hunter e Farmer de perfil midscale.

A Conferência E-Commerce Brasil Fortaleza é um evento exclusivo e gratuito para varejistas do setor. Veja mais informações abaixo:

Serviço:

Conferência E-Commerce Brasil Fortaleza 2015

Data: 27 de Março

Preço: Gratuito para varejistas, Fornecedores de soluções para e-commerce pagam uma taxa de R$ 159,00

Local: Hotel Gran Marquise, Avenida Beira Mar, 3980 – Fortaleza (CE)

Inscrições: http://www.ecommercebrasil.com.br/conferencia-fortaleza-2015/