Logo E-Commerce Brasil

Carteira do Google chega ao Brasil com suporte a pagamentos, ingressos e cartões

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

O Google anunciou a chegada do seu serviço de carteira digital para o Brasil na última quarta-feira (20). Chamado Carteira do Google (Google Wallet, em inglês), o aplicativo vai permitir armazenar e centralizar itens digitais, como cartões de crédito e débito, comprovantes de vacinação, bilhetes de transporte e ingressos para cinema ou eventos diversos.

Leia também: E-commerce vendeu R$ 73,5 bilhões no 1º semestre, afirma ABComm

Serão disponibilizados aplicativos para Android e WearOS. Dessa forma, será possível usar a Carteira nos celulares ou relógios inteligentes. O Google Pay, também conhecido como GPay, será integrado ao serviço para permitir o pagamento sem contato com dispositivos.

Esse modelo havia sido anunciado em maio desde ano, durante a Google I/O, e chegou apenas a poucos países. Agora, no total, 38 países devem receber a Carteira do Google nos próximos meses.

O serviço está bem parecido com o aplicativo de carteira da Apple, que também unifica tudo em um só local. Milhões de pessoas já usam seus celulares para comprar ingressos para shows, entradas de cinema ou teatro e fazer pagamentos em restaurantes ou estabelecimentos comerciais, mas o problema é que tudo costuma ficar espalhado em dezenas de apps diferentes ocupando oespaço no seu celular e exigindo a memorização de dezenas de senhas.

O que faz a Carteira do Google?

Um dos destaques é o armazenamento do comprovante de vacinação contra a covid-19, emitido pelo Ministério da Saúde. Graças a uma parceria com o Datasus, as pessoas poderão baixar diretamente do site e guardá-lo na Carteira do Google para exibir em locais onde for exigida a comprovação.

Imagem do aplicativo da carteiro do Google em um smartphone

Cartões de embarque, cupons de fidelidade, ingressos de shows, comprovantes de vacina e cartões de pagamento podem ser adicionados na Carteira do Google (Imagem: Divulgação/Google)

Quem frequenta shows e cinemas também têm novidades: ingressos para o Rock In Rio 2022 também devem ser suportados pelo programa, e a platforma Ingresso.com integrou a API da Carteira para permitir que você centralize seus passes de entrada de modo digital no app do Google.

Cartões de embarque, cupons de fidelidade, ingressos de shows, comprovantes de vacina e cartões de pagamento podem ser adicionados na Carteira do Google (Imagem: Divulgação/Google)

Mudança nas compras digitais

Segundo dados do Google, somente no ano passado, as buscas por pagamento sem contato cresceram 24%, um claro resultado do interesse dos brasileiros nesta nova forma de pagamento. Os pagamentos sem contato corresponderam a quase 1/3 das transações em março de 2022, conforme a Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Leia também: Lista revela os 12 erros comuns de marketing do Instagram (e como evitá-los)

A gigante das buscas explica que dados pessoas não poderão ser compartilhados com terceiros sem a sua permissão e tudo só será acessado com senha, desenho do padrão ou biometria. Em caso de perda ou roubo do celular, a Carteira do Google oferecerá suporte ao recurso de “Encontrar meu dispositivo”, assim dá para localizar, bloquear ou apagar remotamente seu aparelho.

Quem já tem o Google Play instalado no dispositivo nem precisa se preocupar com o download, já que o aplicativo será atualizado automaticamente. Os que ainda não conhecem podem acessar a Play Store e procurar por “Carteira do Google” para começar a desfrutar dessa importante novidade.

Quais bancos são compatíveis com a Carteira do Google no Brasil?

Segundo a companhia, são 17 instituições parceiras da Carteira do Google no Brasil, o que inclui bancos, emissores de cartões e bandeiras:

  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa;
  • BTG;
  • C6Bank;
  • Itaú;
  • Inter;
  • Digio;
  • Neon;
  • Next;
  • Nubank;
  • XP;
  • Visa;
  • Mastercard;
  • ELO;
  • Ministério da Saúde;
  • e Ingresso.com.

A lista deve ser expandida nos próximos meses, principalmente porque qualquer pessoa pode fazer a integração. É só baixar a API e fazer os ajustes no serviço para oferecer o suporte à Carteira do Google.

Leia também: Pix já representa 16,5% dos pedidos pagos nas PMEs digitais no 1° semestre

Uma das possibilidades seria atrair órgãos públicos para permitir o armazenamento de documentos oficiais. Em vez de baixar um aplicativo para RG e outro para a Carteira de Motorista, você poderia apenas deixar tudo em um só local, sem a necessidade de andar com a versão física para lá e para cá.

Fonte: Canaltech