A BYD assumiu a sétima posição no ranking de marcas que mais vendem carros zero quilômetro no Brasil em 2025, superando a Honda. Os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que, entre janeiro e agosto, a BYD emplacou 66.419 veículos contra 65.589 unidades da montadora japonesa.

A marca chinesa já havia ultrapassado a Honda em quatro dos oito meses do ano (abril, maio, julho e agosto), com diferença mais expressiva nos dois últimos meses.
Ranking das marcas mais vendidas até agosto de 2025
De acordo com a Fenabrave, as dez marcas com maior volume de vendas no acumulado do ano foram:
- Volkswagen – 223.996 veículos
- Fiat – 196.551 veículos
- Chevrolet – 133.597 veículos
- Hyundai – 117.284 veículos
- Toyota – 89.825 veículos
- Jeep – 74.543 veículos
- BYD – 66.419 veículos
- Honda – 65.589 veículos
- Renault – 60.713 veículos
- Nissan – 44.571 veículos
Em 2024, a BYD fechou o ano em décimo lugar, com 76.402 veículos emplacados, enquanto a Honda terminou na oitava posição, com 91.450 unidades.
Estoque impulsiona crescimento da BYD
O avanço da BYD no mercado brasileiro está diretamente ligado ao grande volume de veículos importados pela marca. Segundo Paulo Garbossa, diretor da ADK Automotive, o nível de estoques garante à montadora maior poder de competição.
“O poder de fogo dos chineses não se restringe ao Brasil, mas se estende a toda a América Latina. Com o nível de estoques que estão formando, não duvido que em breve superem também a Jeep”, avalia.
Milad Kalume Neto, consultor independente, explica que a estratégia de preços agressivos também tem sustentado o desempenho da marca. “A BYD tinha muitos carros em estoque até pouco tempo atrás. Para reduzir esse volume, baixou os preços e lançou campanhas em várias frentes. A soma desses fatores a torna competitiva.”
A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) também acompanha de perto o cenário. Em julho, o presidente Igor Calvet destacou que os estoques das montadoras chinesas atingiram 111 mil veículos no Brasil, um volume que impacta diretamente a dinâmica do setor.
Comparativo de híbridos: BYD vende 18 vezes mais que a Honda
No segmento de híbridos, a diferença é ainda maior. Entre janeiro e agosto de 2025, a Honda emplacou 1.774 veículos, enquanto a BYD alcançou 31.953 unidades.
Modelos híbridos da BYD disponíveis no Brasil:
- Shark – R$ 379.800
- King – a partir de R$ 169.990
- Song Plus – R$ 249.990
- Song Plus Premium – R$ 299.800
- Song Pro – a partir de R$ 189.990
Modelos híbridos da Honda:
- Civic Advanced Hybrid – R$ 265.900
- Accord Advanced Hybrid – R$ 332.400
- CR-V Advanced Hybrid – R$ 352.900
Na comparação, o modelo mais acessível da Honda custa quase 40% a mais que o híbrido mais barato da BYD. Além da diferença de preço, o Song Pro é capaz de rodar até 39 km em modo 100% elétrico, recurso ausente nos veículos da Honda.
Fábricas no Brasil e novos investimentos
A Honda atua no país desde 1971 e mantém operações de automóveis desde 1992. Atualmente, apenas o HR-V e as duas versões do City são produzidos na fábrica de Itirapina (SP). O Civic, Accord, ZR-V e CR-V são importados. A empresa também anunciou investimento de R$ 4,2 bilhões para desenvolver o primeiro motor híbrido flex nacional.
A BYD, que só comercializa elétricos e híbridos, mantém fábrica em Camaçari (BA), onde produz os modelos Dolphin Mini, Song Pro e King. A companhia também confirmou o desenvolvimento de um motor híbrido flex para o Song Pro.