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BYD ultrapassa Honda e assume 7ª posição em vendas de carros no Brasil

Por: Alice Lopes

Jornalista no E-Commerce Brasil

Jornalista no E-commerce Brasil, graduada pela Universidade Nove de Julho e apaixonada por comunicação.

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A BYD assumiu a sétima posição no ranking de marcas que mais vendem carros zero quilômetro no Brasil em 2025, superando a Honda. Os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que, entre janeiro e agosto, a BYD emplacou 66.419 veículos contra 65.589 unidades da montadora japonesa.

BYD
(Imagem: reprodução)

A marca chinesa já havia ultrapassado a Honda em quatro dos oito meses do ano (abril, maio, julho e agosto), com diferença mais expressiva nos dois últimos meses.

Ranking das marcas mais vendidas até agosto de 2025

De acordo com a Fenabrave, as dez marcas com maior volume de vendas no acumulado do ano foram:

  • Volkswagen – 223.996 veículos
  • Fiat – 196.551 veículos
  • Chevrolet – 133.597 veículos
  • Hyundai – 117.284 veículos
  • Toyota – 89.825 veículos
  • Jeep – 74.543 veículos
  • BYD – 66.419 veículos
  • Honda – 65.589 veículos
  • Renault – 60.713 veículos
  • Nissan – 44.571 veículos

Em 2024, a BYD fechou o ano em décimo lugar, com 76.402 veículos emplacados, enquanto a Honda terminou na oitava posição, com 91.450 unidades.

Estoque impulsiona crescimento da BYD

O avanço da BYD no mercado brasileiro está diretamente ligado ao grande volume de veículos importados pela marca. Segundo Paulo Garbossa, diretor da ADK Automotive, o nível de estoques garante à montadora maior poder de competição.

“O poder de fogo dos chineses não se restringe ao Brasil, mas se estende a toda a América Latina. Com o nível de estoques que estão formando, não duvido que em breve superem também a Jeep”, avalia.

Milad Kalume Neto, consultor independente, explica que a estratégia de preços agressivos também tem sustentado o desempenho da marca. “A BYD tinha muitos carros em estoque até pouco tempo atrás. Para reduzir esse volume, baixou os preços e lançou campanhas em várias frentes. A soma desses fatores a torna competitiva.”

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) também acompanha de perto o cenário. Em julho, o presidente Igor Calvet destacou que os estoques das montadoras chinesas atingiram 111 mil veículos no Brasil, um volume que impacta diretamente a dinâmica do setor.

Comparativo de híbridos: BYD vende 18 vezes mais que a Honda

No segmento de híbridos, a diferença é ainda maior. Entre janeiro e agosto de 2025, a Honda emplacou 1.774 veículos, enquanto a BYD alcançou 31.953 unidades.

Modelos híbridos da BYD disponíveis no Brasil:

  • Shark – R$ 379.800
  • King – a partir de R$ 169.990
  • Song Plus – R$ 249.990
  • Song Plus Premium – R$ 299.800
  • Song Pro – a partir de R$ 189.990

Modelos híbridos da Honda:

  • Civic Advanced Hybrid – R$ 265.900
  • Accord Advanced Hybrid – R$ 332.400
  • CR-V Advanced Hybrid – R$ 352.900

Na comparação, o modelo mais acessível da Honda custa quase 40% a mais que o híbrido mais barato da BYD. Além da diferença de preço, o Song Pro é capaz de rodar até 39 km em modo 100% elétrico, recurso ausente nos veículos da Honda.

Fábricas no Brasil e novos investimentos

A Honda atua no país desde 1971 e mantém operações de automóveis desde 1992. Atualmente, apenas o HR-V e as duas versões do City são produzidos na fábrica de Itirapina (SP). O Civic, Accord, ZR-V e CR-V são importados. A empresa também anunciou investimento de R$ 4,2 bilhões para desenvolver o primeiro motor híbrido flex nacional.

A BYD, que só comercializa elétricos e híbridos, mantém fábrica em Camaçari (BA), onde produz os modelos Dolphin Mini, Song Pro e King. A companhia também confirmou o desenvolvimento de um motor híbrido flex para o Song Pro.