Logo E-Commerce Brasil

Busca Descontos prepara a segunda edição do Dia do Frete Grátis

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

No dia 26 de abril, a partir da 0h, no site www.diadofretegratis.com.br, será promovida a segunda edição do Dia do Frete Grátis, ação promocional em que varejistas oferecem produtos sem cobrar pelo custo do envio. “O frete é um fator que interfere diretamente na decisão de compra dos consumidores. Ao se deparar com um custo de frete elevado, essas pessoas podem optar por outros caminhos, como comprar em lojas físicas ou simplesmente desistir da compra”, conta Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos – especializado em cupons on-line e responsável pela iniciativa.

Um relatório da comScore, em parceria com a UPS, apontou que o frete grátis é o segundo critério mais importante para a compra no e-commerce, sendo lembrado por 23% dos consumidores. A ausência do custo do frete só perde para o preço do produto, que é o fator determinante para 26% dos entrevistados. No levantamento, 63% dos consumidores afirmaram que o frete gratuito já os levou a recomendar uma loja para os amigos e 68% dizem que o fator poderia levá-los a realizar esta ação. Ainda na mesma pesquisa, 55% dos consumidores afirmaram que já abandonaram as compras antes da finalização do pedido devido ao custo do frete ter tornado o preço final maior do que o esperado.

Um levantamento feito pelo instituto de pesquisas Officina Sophia, aponta que o consumidor que vive em cidades do interior do Brasil gasta cerca de 20% mais em compras no comércio eletrônico em relação às lojas do varejo físico. A pesquisa mostra que o consumidor que mora fora das capitais desembolsou num período de três meses cerca de R$ 1.400 em compras online com eletroeletrônicos, eletrodomésticos, equipamentos de informática e telefones celulares. No varejo físico, esse consumidor gastou R$ 1.151,90 com esses mesmos itens. Foram ouvidos 520 consumidores que compraram um desses itens no período de três meses.

“Muitas pessoas deixam de comprar pela internet devido ao custo excessivo do frete, especialmente às cidades do interior e regiões fora do eixo Rio-São Paulo. A ação do Dia do Frete Grátis, além de oferecer uma ótima oportunidade para quem já está acostumado a comprar pela web, visa também trazer novos consumidores para o e-commerce”, afirma Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos e idealizador da ação no Brasil. Eugenio acrescenta que o período em que ocorre o dia do frete grátis (final de abril) é marcado pela grande quantidade de buscas de produtos e vendas para o dia das mães, que acontece no segundo domingo de maio.

Outra pesquisa, realizada nos Estados Unidos pela AlixPartners, questionou os consumidores sobre quais são as principais razões para não comprarem pela internet. A maioria (37%) dos entrevistados revela que prefere visualizar e tocar o item pessoalmente antes de comprar, enquanto 36% afirmam que o maior empecilho é o custo do frete.

O Dia do Frete Grátis existe há cinco anos nos Estados Unidos, onde é chamado de Free Shipping Day. A última edição contou com a participação de cerca de 2300 sites, que faturaram US$1,01 bilhão, de acordo com a ComScore. No Brasil, a data aconteceu pela primeira vez em 2012, por iniciativa do portal Busca Descontos, que reuniu ofertas com frete grátis de 53 lojas virtuais brasileiras, como Netshoes, Magazine Luiza, LojasMM, Compra Fácil, Walmart.com.br, entre outras. Mais 1,8 milhão de pessoas realizaram cadastro no hotsite criado especialmente para o evento.

“O Dia do Frete Grátis 2012 teve um ótimo resultado, principalmente se levarmos em conta que essa foi sua primeira versão no Brasil. Para este ano, teremos um maior número de lojas participantes e também de consumidores”, conta Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos e responsável por importar a data ao país. O ápice de acessos ocorreu de manhã, entre 8h e 10h, outro dado que chamou a atenção foi a presença de novos visitantes no portal. Do total de acessos do Busca Descontos em 12 de abril de 2012, 69% acessavam o site pela primeira vez.