Logo E-Commerce Brasil

Brasileiros vão mudar seus planos para a Páscoa por causa do coronavírus

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Levantamento realizado pelo Google mostra que os brasileiros vão mudar seus planos para a Páscoa deste ano em virtude do coronavírus. Em tempos de distanciamento social, 7 em cada 10 brasileiros vão comemorar a data de maneira diferente da de costume. Além disso, 12% deixará de comprar ovos de chocolate em 2020; 9% não participará de um almoço de Páscoa.

A pesquisa foi realizada online com mil pessoas entre o dia 07 e 19 de março de 2020. Para completar os dados, foram usador também os dados públicos de Busca do Google.

Mudança de planos

Quais planos ou costumes devem mudar nessa Páscoa em função da evolução do Coronavírus no Brasil?

Respondendo à pergunta sobre quais planos sofrerão alteração, a maioria respondeu que sobre as viagens planejadas para o feriado (53%). Em seguida, 38% responderam que farão alterações na forma ou local em que realizam a compra dos ovos e demais chocolates para a data.

Forma e local como demais itens para o almoço de Páscoa serão comprados também vão mudar, de acordo com 36% dos respondentes. Além disso, 34% disseram que o almoço de Páscoa em si sofrerá alterações.

Ovos e chocolates de Páscoa

No Brasil, os ovos de chocolate são tradicionalmente comprados em lojas físicas. Neste ano, no entanto, a pesquisa mostra que haverá migração parcial para compras no ambiente digital, pois apenas 26% dos consumidores afirmaram que vão realizar a compra de chocolates online.

Enquanto isso, 51% pretende realizar a compra em estabelecimentos físicos, mas evitando os momentos de maior movimento. Ainda visando a segurança, 22% pretende procurar pelos produtos em locais arejados e abertos.

Dos respondentes, 21% disse realizar as compras com antecedência para garantir os produtos que quer, mas 12% do total deixará de realizar compras de ovos e chocolates este ano.

A pesquisa mostra ainda que os ovos ainda são os protagonistas das compras, com 69% das preferências. Mas, devido às incertezas econômicas, é possível que os consumidores busquem por opções e formatos mais baratos, como barras de chocolate (30%), caixas de bombons e trufas (27%) e bombons e trufas individuais (21%).

O aumento de interesse por barras e bombons não é algo exclusivo deste ano. Os dados da Busca do Google mostra aumento de interesse por estes itens de 2018 para 2019, enquanto houve queda da busca por itens gourmet (como ovos de colher).

Faça você mesmo

O isolamento social fez com que as pessoas procurassem mais por termos relacionados à “como fazer ovos de páscoa” e “receitas de ovos”. A procura foi maior e cresceu mais rápido do que no ano passado: cresceram 5 vezes nas últimas 4 semanas.

Almoço de Páscoa

Para quem pretende realizar o almoço de Páscoa, haverá algumas mudanças. Sendo assim, para os anfitriões, haverá redução no número de convidados (38%). Para os convidados, só será possível caso seja um almoço para poucas pessoas (28%).

13% afirmam ainda que não realizará mais o almoço em casa e 9% não pretendem participar de nenhum almoço, enquanto 10% não farão mudança nos planos de almoço este ano.

O brasileiro, ainda que temeroso, segue com os planos de almoço de Páscoa, porém reduzindo o número de participantes para incluir apenas a família nuclear que vive na mesma casa.

Leia também: Consumidores querem posicionamento das marcas sobre o coronavírus, mostra pesquisa.

Por Júlia Rondinelli, da redação E-Commerce Brasil.