Logo E-Commerce Brasil

Brasil é o 3º país que mais pesquisa por Black Friday no mundo

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista e editor do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Lançada nos Estados Unidos, a Black Friday se tornou um fenômeno global, com participação da grande maioria dos países. No Brasil não foi diferente e, segundo a CupomValido, o país já é o 3º país com mais pesquisas online sobre o termo Black Friday no mundo.

O Brasil fica atrás somente dos Estados Unidos e Alemanha, primeiro e segundo do ranking, respectivamente

É o que revela um estudo divulgado pela plataforma de cupom de desconto CupomValido.com.br com dados da Statista e SEM Rush sobre a Black Friday no Brasil e no mundo.

No Brasil, a expectativa é que faturamento da Black Friday cresça 12% em 2023, de acordo com a Neotrust.

Black Friday em números no Brasil

Para a Confi.Neotrust, em parceria com a ClearSale, o período teve um total de 1,8 milhões de pedidos, representando uma queda de 8,6% em comparação ao mesmo período de 2022. A expectativa é que o faturamento cresça 12% até domingo (26).

Segundo o CupomValido, já existem mais de 114 milhões de brasileiros que compram frequentemente online, e que no último ano realizaram um total de R$ 205 bilhões em compras.

Os preferidos dos brasileiros

A categoria de Vestuário (roupas, tênis e acessórios) é a preferida dos brasileiros, com mais de 44% de interesse de compra.

Em seguida ficam as categorias de Eletrodomésticos e Eletrônicos, em segunda e terceira posição, respectivamente. Segundo o Google, geladeiras aparecem como o quinto item mais clicado no Google Shopping, enquanto lava louças cresceram 143% e lava e seca aumentaram em 127%.

Voltando à pesquisa, 71,9% dos brasileiros preferem realizar as compras online na Black Friday. Em contrapartida, 22% optam por realizar as compras nas lojas físicas.

O cartão de crédito ainda é a principal forma de pagamento, com 67%. Em seguida fica o dinheiro (nas lojas físicas), cartão de débito, boleto e Carteira Digital, respectivamente. Conforme mostrou o Mercado Pago, o Pix ganhou espaço entre os meios de pagamentos e mais do que duplicou na semana de Black Friday.

Fonte: Statista, CupomValido.com.br, SEM Rush