Logo E-Commerce Brasil

Véspera de Black Friday registra mais de R$ 1 bilhão em transações no e-commerce brasileiro

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

O Esquenta Black Friday que ocorreu na última quinta-feira (23) registrou mais de R$ 1 bilhão em transações no e-commerce brasileiro. Segundo a Confi.Neotrust, em parceria com a ClearSale, o período teve um total de 1,8 milhões de pedidos, representando uma queda de 8,6% em comparação ao mesmo período de 2022. A expectativa, segundo Luiz Otávio Cambraia, head de Vendas da Neotrust, é que o faturamento cresça 12% até domingo (26).

O TOP 3 produtos mais vendidos na quinta-feira foram, respectivamente: eletrodomésticos (18,1%), eletrônicos (11,4%) e telefonia (11,1%).

Do período da meia-noite da quinta-feira até o início da madrugada desta sexta-feira (24), à 1h59, o e-commerce brasileiro movimentou cerca de R$ 1 bilhão em transações. O ticket médio foi de R$ 583,38, 7% a mais do que em 2022. No entanto, em comparação ao último ano, o faturamento da data foi 2,1% menor.

Redução das fraudes na Black Friday

No campo das fraudes, o período sofreu 7,6 mil tentativas de ações fraudulentas. Em valores, representa cerca de R$ 9,6 milhões, uma redução de 29% em relação ao ano anterior. O ticket médio das tentativas foi de R$ 1.258.

Na quinta-feira, as categorias mais impactadas pelas ações dos golpistas foram: ferramentas (2,5%), brinquedos (2%), aéreas (1,7%). Na sequência, setores como automotivo, bebidas, eletrônicos e celulares tiveram cada um uma incidência de 1,5% em tentativas de golpes.

Para Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale, os números menores ainda exigem cautela. “O Esquenta Black Friday antecipou ofertas, mas não ficou imune às tentativas de fraudes. Ainda que os dados revelem uma queda em relação ao ano passado, isso não significa uma diminuição nas tentativas, mas sim um aumento nos pedidos bons”.

Produtos mais vendidos

Ainda segundo o levantamento, o TOP 3 produtos mais vendidos na quinta-feira foram, respectivamente: eletrodomésticos (18,1%), eletrônicos (11,4%) e telefonia (11,1%). Já os meios de pagamento mais utilizados no e-commerce foram: cartão de crédito (55,3%), pagamentos via Pix (30,4%), boleto bancário (8,3%) e outros (6,1%) — categorizados por e-wallet, cashback, débito e vales.

No Mercado Livre, os itens mais buscados na véspera da Black Friday foram, respectivamente: ventilador; ar-condicionado; celular; notebook; geladeira; PlayStation 5; ar-condicionado portátil; ar-condicionado inverter; tênis e sandália feminina.

Alinhado com a pesquisa, o Google reforçou que ar-condicionado, ventilador, ar-condicionado portátil, ventilador de mesa e climatizador de ar são alguns dos termos em destaque nas buscas da Black Friday. Outros itens ligado ao calor, como protetor solar, tapete gelados para pets, desodorante e geradores — por conta das quedas de energia — tiveram aumento nas buscas.