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Brasil promove cooperação em economia digital com China na CIFTIS

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A ApexBrasil assinou um memorando de cooperação com o Alibaba Group na Feira Internacional de Comércio de Serviços da China 2022 (CIFTIS). As duas partes realizarão uma cooperação profunda nas áreas de economia digital, como comércio transfronteiriço, varejo transfronteiriço, e treinamento de talentos em comércio eletrônico.

Marcos Galvão, recém-nomeado embaixador do Brasil na China, esteve no local e disse que, mesmo no contexto da epidemia, a cooperação comercial bilateral Brasil-China atingiu novos patamares nos últimos dois anos. De janeiro a julho deste ano, o volume de negócio bilateral aumentou 10% em relação ao ano anterior, e a tendência de crescimento continua. “Estamos orgulhosos de ser o maior fornecedor de produtos agrícolas da China, e a China também se tornou um importante parceiro de investimento para nós. Em particular, a cooperação bilateral no setor de serviços em áreas-chave se tornou mais próxima, incluindo mercados financeiros, transporte urbano e logística”, disse.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia do Brasil, a China continuou sendo o maior parceiro comercial do Brasil em 2021, com um volume total de comércio bilateral de US$ 138,1 bilhões, um aumento anual de 30,9%. Desse montante, as exportações do Brasil para a China foram de US$ 89,75 bilhões, um aumento de 28% em relação ao ano anterior e as importações foram de US$ 48,34 bilhões, um aumento de 36,7%.

Entende-se que esta cooperação da Alibaba.com abrirá um pavilhão nacional exclusivo para “Made in Brazil”, que também é o primeiro pavilhão nacional exclusivo da América Latina aberto na plataforma de comércio transfronteiriço B2B da China, que promoverá ainda mais as empresas brasileiras a obter oportunidades de negócios globais. Além disso, a cooperação também promoverá o programa de treinamento em economia digital do Brasil para ajudar o Brasil a cultivar talentos na área de comércio e comércio eletrônico.

O diretor de Negócios da ApexBrasil, Lucas Fiuza, disse que o Brasil tem o maior e mais desenvolvido e-commerce na América Latina, com as vendas do e-commerce brasileiro crescendo 35% em 2021, mas o e-commerce internacional ainda está em fase de desenvolvimento no Brasil. “Esperamos que, por meio dessa cooperação, possamos fortalecer a conscientização das empresas brasileiras sobre comércio eletrônico, comércio transfronteiriço e transformação digital e criar mais oportunidades para que os produtos brasileiros sejam exportados para os mercados asiático e global.”

Wang Tiantian, gerente geral de fornecedores chineses e cadeia de suprimentos transfronteiriça da Alibaba.com, disse que os consumidores chineses são familiares aos produtos brasileiros. Em 2017, China e Brasil assinaram um memorando de entendimento sobre cooperação bilateral em comércio eletrônico. Em 2021, os produtos brasileiros vendidos na China por meio da plataforma Alibaba foi de US$ 253 milhões, incluindo alimentos pré-embalados, própolis verde brasileira, sandálias de marca nacional brasileira e produtos de carne crua.

“Esses desenvolvimentos positivos são uma poderosa manifestação da forte parceria entre Brasil e China, ao mesmo tempo em que revelam o futuro promissor à nossa frente”, disse Galvão.

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Fonte: Agência Xinhua