Logo E-Commerce Brasil

Black Friday deve aumentar assinaturas de streaming, mostra estudo

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

A Black Friday desta sexta-feira (28) deve ampliar a venda de serviços por assinatura no país. Segundo a Pesquisa de Assinaturas 2025 da Vindi, hub de pagamentos da LWSA, 40% dos brasileiros já contrataram assinaturas durante promoções da data em anos anteriores e 23% pretendem aproveitar as ofertas neste ano.

TV desfocada ao fundo com um streaming de vídeo aberto e uma mão branca segurando um controle remoto à frente.
(Imagem: Glenn Carstens-Peters/Unsplash)

De acordo com Monisi Costa, diretora de Payments & Banking da Vindi, o período abre espaço para que consumidores testem novos serviços com condições promocionais, como gratuidade no primeiro mês, preços reduzidos nos primeiros ciclos ou isenção de taxa de adesão em academias. Ela destaca que a segurança nas etapas de pagamento é essencial para garantir uma experiência satisfatória.

O estudo mostra que o entretenimento permanece como categoria dominante: 73% das assinaturas estão concentradas em plataformas de vídeo e 45% em música. No entanto, outros segmentos seguem em expansão. Apps de comida (40%), serviços de nuvem (35%) e academias (40%) ganham tração, impulsionados pela busca por praticidade e maior interesse por bem-estar com a chegada do verão.

O cartão de crédito é o principal meio de pagamento utilizado, responsável por 69% das assinaturas. O Pix aparece em segundo lugar, com 13%, seguido pelo débito em conta, com 8%. A combinação reforça o avanço da digitalização no país.

O estudo aponta ainda que 56% dos consumidores gastam entre R$ 51 e R$ 200 mensais com assinaturas. No último ano, 35% ampliaram esse tipo de despesa e 26% planejam gastar mais em 2025, tendência que deve continuar.