Logo E-Commerce Brasil

Black Friday é marcada por compras mais racionais e sob medida

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Ver página do autor
A Black Friday deste ano foi marcada pela racionalidade de quem está com o orçamento pressionado. As principais buscas dos consumidores foram de itens para a casa e para o seu dia a dia, de utilidade prática para a família. O primeiro colocado no ranking da Simplex são os pneus, líderes tradicionais de Radares Simplex no passado. O produto registrou quase 20 mil buscas na internet na semana final da temporada Black, entre 21 e 27 de novembro. O número é 14% maior que o do mesmo período do ano passado. O Radar Simplex monitora os termos mais buscados em 6 milhões de páginas de e-commerces de grande expressão e vem apresentando uma edição semanal especial para a Black Friday. O segundo colocado no levantamento está relacionado a um dos impactos da pandemia na vida das pessoas, o home office. Cadeiras de escritório, mais ergonômicas e apropriadas ao trabalho ao computador por muitas horas, continuam entre as top 10 em buscas online, com mais de 3 mil cliques na semana, ainda que tenha sofrido uma pequena queda em relação a 2020. Já a busca por notebooks – um instrumento crítico para o trabalho e as aulas online – cresceu 646% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a procura por TVs, somando-se os mais variados modelos e tamanhos, cresceu 262% no mesmo período, indicando, ainda, que o tempo vivido em casa é valorizado pelas famílias.

Smartphones na Black Friday

Chama a atenção o comportamento dos consumidores pelos smartphones nesta Black Friday. Enquanto a primeira semana da temporada – também conhecida como "esquenta Black Friday" – caracterizou-se por buscas por Iphone e celulares top de linha, nesta última, as buscas, enfim, migraram para o termo "celulares em promoção". "Acreditamos que a primeira semana foi mais exploratória, com os consumidores tentando sentir o mercado e os descontos prometidos nas promoções. Mas, nos últimos dias da Black Friday, o comportamento de busca foi mais 'pé no chão'. Pode ser um reflexo da crise econômica que estamos enfrentando", analisa João Lee, sócio-fundador da Simplex. A questão econômica também pode ser o motivo para o termo "bebidas por atacado" estar entre os mais buscados do levantamento por quatro semanas seguidas. “É razoável supor que as pessoas estejam aproveitando as promoções, antecipando-se às festas de final de ano”, comenta Lee. Entre outros campeões de buscas da última semana da temporada estão lavadoras de roupa do modelo lava e seca, guarda-roupas, sofás e poltronas. As alianças também estão bem posicionadas. O item aparece em sexto lugar neste ranking e marca um crescimento de 43% em relação ao mesmo período do ano passado. "Acreditamos que as pessoas estejam aproveitando a queda de casos da pandemia para realizarem o sonho das festas de casamento", analisa Lee.

Mundo gamer

Na edição da semana passada do Radar Simplex, os celulares gamers já começavam a chamar a atenção. Mas foi nos últimos dias de Black Friday que as procuras se intensificaram. Segundo o levantamento, o Xiaomi Poco X3 (o celular de gamer da Xiaomi) e o Playstation 5, que já tinha sido um dos campeões de buscas no ano passado, fizeram bonito este ano. Confira abaixo os 15 itens que demonstraram maior variação de buscas nesta última semana: 1º Pneu 2º Cadeira de escritório 3º Linha Moto G - Motorola 4º TV 5º Xiaomi Poco X3 6º Aliança 7º Celulares 8º Atacado de bebidas alcoólicas 9º Lava e Seca 10º Guarda-roupa 11º Notebook 12º Playstation 5 13º Sofá 14º Joias 15º Poltrona Leia também: Faturamento do e-commerce na Black Friday cresce 5% e se aproxima dos R$ 4 bilhões