Logo E-Commerce Brasil

Batata, tomate e sal contribuem para alta da cesta básica no e-commerce em junho

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A Precifica, em seu levantamento mensal dos valores da cesta básica no e-commerce para São Paulo, detectou aumento de 2,85% em junho. De acordo com o estudo, os principais alimentos com alta no valor foram batata (16%), tomate (10,3%) e sal refinado (8,4%).

Cesta básica no e-commerce - Precifica - Junho
(Foto: Freepik)

O preço da cesta básica saiu de R$ 729,15, em maio, para R$ 749,95 no mês passado. A análise, que contabilizou 13 itens da cesta básica do Dieese, monitora também crescimento de 12,53% no preço no e-commerce para o primeiro semestre.

Além dos três produtos que mais desequilibraram para cima os preços, outros também apresentaram aumento. É o caso, em ordem da maior para menor variação, de:

Açúcar (4,6%);
Leite integral (3,6%);
Arroz (2,3%);
Banana (0,9%);
Carne bovina (0,8%);
Café em pó (0,4%).

Já entre os itens que tiveram redução nos preços, estão:

Feijão carioca (5,3%);
Óleo de soja (4,9%);
Farinha de trigo (0,4%).

O único produto que não apresentou variação foi a manteiga.

Gangorra

De acordo com Ricardo Ramos, CEO da Precifica, o aumento da cesta básica no e-commerce para São Paulo só não é maior pela queda de alguns dos itens citados.

Essa é a quarta alta do ano para a cesta básica no e-commerce, acontecendo de forma consecutiva desde março (8,40%).