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Porque é importante ter avaliação de clientes no seu e-commerce?

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Um e-commerce de sucesso não se faz apenas de uma boa estrutura, de recursos modernos e de estratégias inteligentes. Para um negócio emplacar e crescer constantemente precisa ter credibilidade, por isso, é essencial contar com a avaliação dos clientes.

Esta estratégia possibilita que se tenha uma visão do que a pessoa pensa sobre seu serviço. Dessa forma, é possível ver o que agradou e deve ser reforçado e o que não agradou e precisa ser melhorado.

O que é o sistema de avaliação de clientes?

O sistema de avaliação de clientes é uma funcionalidade muito útil para quem vende online, medindo o desempenho dos serviços prestados ao consumidor. Através dele, é possível saber os pontos positivos e negativos na visão do cliente, buscando sempre estabelecer melhorias a partir das respostas obtidas.

Por que usar essa funcionalidade?

O uso dessa ferramenta é importante em qualquer negócio, pois ela possibilita que sua marca sempre evolua e assim seja cada vez mais reconhecida pela excelência no atendimento, além de reforçar a relação entre empresa e consumidor.

Uma vez que o cliente esteja satisfeito e tenha tido uma boa experiência de compra, seu nome será bem visto e poderá atingir até mais pessoas.

Vantagens em usar em sua loja virtual

Identificação de falhas

Com o cliente avaliando seu serviço, fica fácil identificar falhas no processo de vendas. O feedback dele permite que você tenha uma noção mais clara de quais são os pontos fracos da empresa a serem melhorados.

Fidelização dos clientes

Quando o serviço é bem avaliado, a fidelização do cliente é questão de tempo. Um consumidor que recebe um bom atendimento, é um consumidor feliz e que se sente valorizado e seguro a ponto de voltar a comprar com você. Por isso, é fundamental buscar sempre proporcionar uma experiência única ao cliente.

Aumento do ticket médio

Quando o cliente retorna e compra novamente seu serviço, fazendo isso de forma constante, aumenta-se seu ticket médio.

Redução do custo de aquisição de clientes

Atrair novos clientes é mais caro do que manter os que já existem. Por isso, focar nos que já são clientes e partir de suas avaliações e feedbacks, permitirá que o faturamento cresça. Como? Isso é simples: o cliente antigo já conhece seu serviço e confia na sua marca, assim, investir nele através de formas inovadoras, fará com que ele compre e volte com frequência.

Formas de usar a avaliação

É importante dizer que o sistema de avaliação pode ser implementado de duas maneiras: através de parceiros ou de forma nativa. Qual a diferença delas?

Avaliação através de parceiros

A avaliação de clientes através de parceiros, nada mais é, do que usar a plataforma de algum parceiro de sua loja como espaço para o cliente avaliar o seu atendimento. Grandes exemplos disso são o Ebit e o Trustvox, sites em que o consumidor entra e tem liberdade para falar sobre a experiência que teve com a sua loja.

Segundo Edmilson Maleski, sócio diretor da wap.store, normalmente as plataformas preferem usar essa forma de avaliação por ser menos trabalhosa. Porém, é importante ressaltar que nessa maneira de avaliar, quando o usuário deixa a avaliação sobre seu serviço, ela não aparece rankeada no Google. Ou seja, fica somente na loja.

Avaliação de forma nativa

A avaliação de forma nativa é quando, em seu próprio site, o cliente consegue avaliar seu atendimento, sem precisar sair da tela ou logar um site parceiro. Ela é uma maneira mais prática e rápida, além de agradar mais facilmente o cliente.

Para Maleski, essa maneira de avaliação é vantajosa para SEO, por ser um conteúdo que o próprio usuário gera, melhorando, assim, a resposta no index orgânico. Também é benéfica para a empresa em si, que tem a exibição da avaliação diretamente no front e, além disso, conta uma melhora do ranking de busca no Google.

É comum algumas empresas terem um certo receio de usar a avaliação, primeiro por ser algo mais trabalhoso e, segundo, por não quererem ter registradas em seu próprio site as reclamações de clientes.

Porém, também é necessário pensar pelo outro lado, o de que, assim como podem existir reclamações, também podem ter elogios. Estes, que irão contribuir para a credibilidade da marca, principalmente estando registrados em seu próprio site.

Portanto, fica claro que a avaliação de clientes é extremamente necessária para o crescimento de um negócio. Afinal, nada melhor do que a opinião pública para se basear em busca de melhores resultados.

Ter uma plataforma que permita essa funcionalidade facilita e muito o caminho para o sucesso. A wap.store, por exemplo, fornece o sistema de avaliação de clientes de forma nativa, ou seja, diretamente da plataforma, e também através de integrações para que você possa implementar em sua loja.

Para fazer uso dessa estratégia e alavancar as vendas de sua loja online, conheça a plataforma wap.store!

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