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De sinônimo de produto para assunto: como a WAP reestruturou sua imagem usando dados de consumo

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Presente há mais de 50 anos no mercado brasileiro, a marca alemã WAP, conhecida tradicionalmente por suas lavadoras de alta pressão e aspiradores de pó, precisou se reinventar inúmeras vezes para se manter relevante para o público. Após mudanças na cultura da empresa, a marca conseguiu repaginar sua imagem para além dos produtos, afirmou Tiago Campos da Veiga, gerente de Marketing Digital, E-commerce e CX da WAP, durante o Fórum E-Commerce Brasil 2022, nesta terça-feira (26).

Tiago Campos da Veiga, gerente de Marketing Digital, E-commerce e CX na WAP. Foto: João Carlos Silva

“A WAP era sinônimo de produto, mas, nos últimos cinco anos, o trabalho de marketing foi desconstruir essa imagem. Hoje, os nossos produtos são assunto, cujo potencial econômico está na tendência que ele gera nas pesquisas”, afirma. O executivo explica que, para lançar um produto hoje, a empresa primeiro tenta entender se há volume suficiente e se o produto é tendência de venda.

Transformação digital da WAP

O primeiro ponto da transformação digital da WAP foi a criação de uma cultura digital baseada em dados, pois entenderam que a jornada do consumidor estava mudando. “A empresa como um todo mudou porque mudamos, primeiramente, a gestão”, explica Veiga.

“Nosso foco não é mais vender produtos, mas sim baixar o CAC (custo de aquisição de cliente) dos nossos clientes, parceiros de venda, sellers e grandes marketplaces”, afirma o executivo.

Veiga também reitera que a tecnologia da empresa passa por análise de consumo. “Entendemos que a WAP precisa ser autoridade de todo o conteúdo sobre WAP na internet porque ninguém melhor que o fabricante para saber que tipo de benefício podemos trazer aos consumidores”.

Outra aposta da empresa são as parcerias com influenciadores digitais, sobretudo por meio de permuta, que é quando a pessoa divulga os produtos que ganhou, sem receber um cachê extra pelo trabalho. “Isso  significa que a marca traz valor emocional aos influenciadores. Internamente, por exemplo, usamos o termo ‘time legendário’, e usamos isso com os influenciadores também”, relata Veiga.

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Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil