Logo E-Commerce Brasil

Automatização e ERP são estratégias de gestão também para pequenos lojistas, aponta especialista

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Segundo uma pesquisa conduzida pela ABComm, 61% das lojas virtuais têm como principal problema o atraso de entrega*. Esses dados revelam, segundo Fabiano Silva, da KPL (software especializada em TI, logística e comércio eletrônico), um déficit no processo de picking and packing e no controle de estoque das lojas de e-commerce.

Fabiano, que é fundador da KPL responsável pela área de pequenas lojas virtuais da empresa acredita que a melhor solução para diminuir esses gargalos e ganhar agilidade na logística e entrega é através de um sistema automatizado ERP. “Independente da plataforma de e-commerce que você escolher é preciso interligá-la com o ERP, assim será possível fazer todo o controle de gestão como contas a pagar, estoque, nota fiscal, etc”, aponta.

Para ele, se não houver controle destes processos, não há como o lojista cumprir o que prometeu ao cliente. “Muita empresa queima dinheiro por convencer o cliente a comprar e não tem o produto no estoque. Essa é uma das maiores formas de uma loja perder credibilidade diante do cliente”, disse.

Para ele, a integração de sistemas resolvidos facilitar a gestão de um negócio e as APIs (Interface de Programação de Aplicativos) podem ajudar nessa integração.

Fluxo bom do pedido

O fluxo bom de um pedido passa pelas seguintes etapas:

    • Navegação e compra;
    • Pagamento e antifraude;
    • Logística interna (picking/packing, checkout e emissão de nota fiscal eletrônica);
    • Expedição;
    • Monitoramento

Para Fabiano, a tecnologia atual precisa estar preparada para executar de forma automatizada desde a reserva de estoque até a confirmação do pagamento. “Isto é essencial para uma logística organizada. Se o processo for automatizado diminui-se o risco de erro, afinal, qualquer variação de cor, tamanho, sabor, voltagem, determina o SKU”, recomenda.

Ele ressalta que o processo de entrega de uma pequena e de uma grande empresa é basicamente o mesmo, por isso, boas práticas como monitorar a encomenda nos Correios pela etiqueta com número de rastreio não podem ser esquecidas.

Armazenagem e estoque:

No caso de optar por usar um estoque compartilhado entre físico e online, use um ERP e considere automatizar, por exemplo, 10%, por exemplo do estoque físico ou do online. Se preferir o estoque consignado (o estoque “fingido”, no qual, depois da venda você solicita o produto para o fornacedor), a dica é não tercerizar a entrega!

Diferenciações:

  • Não imprima o valor em um presente que foi comprado pela internet;
  • Mande uma foto e uma dedicatória junto com o presente ao invés da nota fiscal;

Lembre o básico:

  • Automatize seu sistema de gestão para não virar um caos;
  • Tecnologia e pessoas ajudam seu e-commerce a não virar uma bagunça;
  • Use a operação como fator de diferenciação;
  • Utilize ferramentas para automatizar o processso;
  • Diminua custos e melhore a experiência do seu cliente

*A pesquisa entrevistou 11 mil lojas virtuais no Brasil. A margem de erro é de 6%. Grau de confiança: 95%. Fonte: ABComm