Mais de 1,5 milhão de cliques em conteúdos produzidos e crescimento de 400% no tráfego orgânico. Esses foram alguns resultados obtidos pela Hoteis.com a partir da implementação de uma estratégia de SEO e marketing de conteúdo.
O projeto, desenvolvido pela Web Estratégica, consultoria de SEO e Marketing de Conteúdo do Brasil reconhecida pela excelência no Brasil e América Latina, focou na criação de um blog para a marca, além da produção de conteúdos de atração de clientes ao longo da Jornada de Compra.
Ao longo de 5 anos, o site Hoteis.com passou de 1 milhão de visitas mensais para mais de 4,5 milhões mensais, um aumento de quase 400%. Além disso, passou a competir entre os três maiores sites de reservas de hotéis e acomodações da América Latina.
O projeto foi concluído em dezembro de 2021 com ótimos resultados: para se ter uma ideia, de abril a dezembro do mesmo ano, os conteúdos produzidos pela Web Estratégica para o blog geraram mais de 1,5 milhão de cliques.
Todos os dados apresentados neste conteúdo são públicos e foram extraídos da ferramenta SEMrush. Abaixo, confira os detalhes do projeto:
Foco na produção de conteúdos
Em 2017, ano que o projeto teve início, o site da Hoteis.com já possuía um bom tráfego de meio e fundo de funil e ranqueava bem nos resultados do Google para nomes de hotéis e determinadas regiões turísticas.
A empresa, entretanto, buscava reduzir os custos por conversão total, já que boa parte da geração de tráfego para o site era a partir de investimentos em mídia.
O primeiro passo foi a produção de centenas de conteúdos mensais para resultados de topo de funil, no começo da Jornada de Compra. Essa estratégia foi desenvolvida para a marca no Brasil, México e Argentina e envolveu um processo profundo de estudo da jornada para garantir que a linguagem e o contexto dos conteúdos estivessem de acordo com a realidade de cada país.
Criadores de conteúdo nativos foram contratados para escreverem e validarem os textos antes da entrega para o cliente, ação que foi essencial para atingir os melhores resultados e as intenções de busca em cada região.
Em paralelo, foi colocada em prática uma estratégia de link building, com conteúdos produzidos em parceria com blogs brasileiros e mexicanos e que tratavam de temáticas relacionadas a viagens e turismo.
Essa ação aumentou a autoridade do domínio da Hoteis.com levando a marca a novos públicos e conquistando um tráfego orgânico qualificado e realmente interessado nos serviços oferecidos.
Incremento no tráfego orgânico com a criação do blog
O blog da Hoteis.com foi criado em 2018 e a Web Estratégica foi a responsável pela criação de centenas de conteúdos que resultaram em um tráfego qualificado para a marca. Entre 2017 e 2019, o incremento nas sessões orgânicas foi de 68% no blog brasileiro.
O resultado foi tão positivo e o retorno de investimento tão significativo que chamou a atenção das lideranças da companhia. Com isso, a estratégia foi adotada como modelo global.
O blog brasileiro mudou de nome em 2020 e passou por um processo de migração de domínio, ação que também foi colocada em prática pela Web Estratégica, garantindo que nenhum resultado orgânico fosse perdido.
Após a migração, o volume de tráfego orgânico cresceu 112% em 1 ano.
Presença digital sustentável
Em 2017 a Hoteis.com decidiu dar um novo passo para reforçar a sua presença digital, investindo em um canal orgânico que vem trazendo resultados até hoje, mesmo com o projeto finalizado. Isso fez com que a marca se destacasse em relação à concorrência e alcançasse um público maior.
Um projeto assim possibilita que uma marca consiga reduzir os seus custos com mídia paga e investir em novas estratégias que geram ainda mais resultados e que se sustentam ao longo do tempo.
O resultado é uma presença digital cada vez maior, o aumento de autoridade da marca e o acesso ao site por usuários que realmente estão interessados em adquirir um produto ou serviço. Além disso, uma boa estratégia de SEO auxilia na entrega de uma uma experiência cada vez melhor para o consumidor em todas as etapas da jornada de compra.
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